O brasileiro Gabriel Bortoleto completou nesta sexta-feira sua primeira participação em uma Qualificação Sprint na Fórmula 1, no circuito de Xangai, palco do GP da China. O piloto da Sauber, que está em sua temporada de estreia na categoria, conseguiu avançar até o SQ2, mas terminou a sessão com o 14º melhor tempo e vai largar nessa posição na Sprint, marcada para a madrugada deste sábado (23).
No primeiro segmento da qualificação, Bortoleto teve bom desempenho e superou nomes mais experientes como Pierre Gasly, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe. O brasileiro demonstrou confiança e ritmo sólido, mesmo sob condições desafiadoras do asfalto recém-reformado do circuito chinês.
No SQ2, no entanto, o ritmo da Sauber não foi suficiente para levar Bortoleto ao grupo dos dez primeiros. Mesmo assim, o resultado é positivo para o piloto de 19 anos, que segue ganhando quilometragem e experiência na elite do automobilismo mundial. Esta será sua segunda prova oficial na Fórmula 1, após um abandono na estreia no GP da Austrália, devido a uma quebra na suspensão de sua Sauber.
A pole-position da Sprint ficou com Lewis Hamilton, que conquistou seu primeiro resultado de destaque com a Ferrari. O britânico liderou uma sessão equilibrada e emocionante, superando Lando Norris (McLaren) por apenas 0s171. Fernando Alonso, da Aston Martin, vai largar na terceira colocação. Max Verstappen ficou apenas em quarto, com George Russell, da Mercedes, completando o top-5.
A Sprint do GP da China acontece neste sábado, à 0h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no F1 TV Pro e no Bandsports. A sessão definirá os primeiros pontos do fim de semana e serve como um aperitivo para a qualificação oficial, que será realizada às 4h, e a corrida principal, marcada para as 4h da madrugada de domingo (24).
O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades do fim de semana com tempo real em texto e cobertura completa da participação de Gabriel Bortoleto, que representa o retorno do Brasil ao grid da Fórmula 1 após vários anos de ausência.