A Ferrari viu suas chances no campeonato de construtores da Fórmula 1 em 2024 sofrerem um duro golpe em Abu Dhabi. Charles Leclerc teve sua última volta rápida deletada por exceder os limites da pista na curva 1 durante o Q2 e ficou apenas em 14º lugar na sessão de classificação. Como consequência de uma punição de dez posições por troca de componentes da unidade de potência, o monegasco vai largar do fim do grid em P19 na corrida de domingo, na frente apenas de Franco Colapinto da Williams, que também recebeu uma penalidade de grid.
Essa situação complica ainda mais a missão da Ferrari de reduzir a diferença de 21 pontos para a McLaren no campeonato. Enquanto Leclerc enfrentará uma corrida de recuperação no circuito de Yas Marina Circuit, os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, avançaram para o Q3 e irão largar em P1 e P2 respectivamente, assim como o companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz, que irá largar em P3.
Com o campeonato de construtores em jogo, a Ferrari terá uma tarefa difícil para alcançar a McLaren, que está em vantagem significativa para manter a posição e conquistar o título.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.