Franco Colapinto está na mira dos comissários da FIA, após suposta infração cometida durante a bandeira vermelha no TL3 do GP de Mônaco de Fórmula 1. O piloto argentino da Alpine corre o risco de receber uma punição de dez posições no grid de largada.
A bandeira vermelha foi acionada após um acidente de Lewis Hamilton na curva Massanet, já nos minutos finais da sessão. O piloto da Mercedes tentou desviar de Esteban Ocon e Kimi Antonelli, que estavam mais lentos na pista, mas acabou perdendo o controle e batendo na barreira de proteção com o lado direito do carro.
Colapinto foi apontado pelos comissários por possível conduta indevida durante o período de neutralização. Ele agora será investigado formalmente.
O episódio remete a uma situação semelhante ocorrida na sexta-feira, quando Oliver Bearman foi penalizado por ultrapassar Carlos Sainz sob bandeira vermelha após o acidente de Oscar Piastri na curva 1. Mesmo alegando que a manobra foi feita por motivos de segurança, Bearman recebeu uma punição de dez posições no grid de largada para a corrida no domingo e dois pontos na superlicença.
Caso os comissários concluam que Colapinto cometeu infração semelhante, a mesma penalização deve ser aplicada.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.