Franco Colapinto fará sua estreia na temporada 2025 da Fórmula 1 neste próximo final de semana, no GP da Emília-Romanha, agora como piloto da Alpine. O argentino substitui Jack Doohan na equipe e terá uma sequência de cinco corridas para mostrar seu valor antes de uma nova avaliação interna.
Atualmente, Colapinto está na fábrica da Alpine, em Enstone, se preparando ao lado dos engenheiros e utilizando o simulador. Em um vídeo divulgado nas redes sociais da equipe, o piloto demonstrou entusiasmo com o novo desafio.
“Estou aqui com alguns bons carros, carros rápidos, e com um troféu argentino de 1996 ao lado. Espero que um dia consigamos trazer um desses de volta”, disse ele. “É muito empolgante. Fiz algumas voltas no simulador finalmente. Estou muito animado para o fim de semana, estamos nos preparando bem para Ímola com a equipe. Foram dias de muito trabalho, então é um momento especial, mal posso esperar pela corrida”, concluiu.
O argentino já tem experiência prévia na Fórmula 1. Em 2024, substituiu Logan Sargeant na Williams durante a partir do GP da Itália, em Monza, e disputou um total de nove corridas pela equipe britânica. Seu desempenho chamou a atenção do paddock, incluindo a Alpine, que negociou com a Williams para contar com Colapinto este ano como piloto reserva, antes de decidir promover o argentino para substituir Doohan.
Agora, com a chance de mostrar seu potencial em uma nova equipe, Colapinto busca consolidar seu espaço no grid da principal categoria do automobilismo mundial.