F1: Colapinto critica duramente fãs agressivos que fazem ataques nas redes sociais

Franco Colapinto fez um apelo por mais respeito entre os torcedores da Fórmula 1, após episódios de ataques virtuais envolvendo seu nome no último fim de semana do GP da Emília-Romanha, em Ímola. O argentino, que foi promovido à titularidade na Alpine ao lado de Pierre Gasly, teve sua estreia ofuscada por polêmicas fora da pista.

Torcedores de Colapinto direcionaram ofensas a Yuki Tsunoda após um incidente nos treinos livres, no qual o argentino atrapalhou a volta do japonês. Mais tarde, uma postagem falsa nas redes sociais, atribuída ao ex-piloto de MotoGP, Mick Doohan, e pai do agora reserva na Alpine Jack Doohan, zombava do acidente de Colapinto na sessão de classificação. O conteúdo viralizou e gerou uma onda de ataques ao filho de Mick, Jack, que perdeu sua vaga justamente para o argentino.

Diante da repercussão negativa, Colapinto se posicionou: “Recebo muitas críticas desde a Fórmula 2. Isso acontece, somos atletas, e precisamos focar no que podemos controlar. Tento bloquear quem passa dos limites, mesmo que sejam meus próprios fãs. Sei que muitos são apaixonados, mas alguns exageram e são agressivos. Essa é a realidade.”

Colapinto saiu em defesa de Tsunoda, reconhecendo o próprio erro no episódio: “Se alguém me bloqueasse como fiz com Yuki, eu também ficaria muito bravo. Ele está certo em ter se irritado, e fez o que qualquer um faria. É lamentável que tenha recebido ódio por isso.”

Sobre os ataques ao clã Doohan, Colapinto demonstrou preocupação com o tom tomado por parte de seus apoiadores. “É ruim ver comentários maldosos contra qualquer piloto, inclusive contra mim. Tento acalmar as pessoas e fazê-las entender que esse não é o caminho”, acrescentou.

O argentino reforçou que respeita a liberdade de expressão dos fãs, mas defende que exista um limite: “Eles podem escrever o que quiserem, desde que mantenham o respeito. É isso que tento transmitir”, completou.

A Alpine e a FIA já se manifestaram publicamente contra o discurso de ódio online. A crescente onda de ataques virtuais tem chamado atenção no paddock da F1, e o posicionamento de Colapinto é mais um alerta sobre os excessos que têm invadido o universo da categoria.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.