As equipes seguem debatendo nos bastidores da Fórmula 1 sobre a aplicação do novo regulamento de unidades de potência para a categoria. A nova pauta diz respeito a possíveis alternativas caso sejam flagrados equívocos nas novas regras para 2026, atrasando a introdução dos novos motores.
Com isso, a FIA poderia considerar permitir o desenvolvimento de motores V10 simples, acessíveis, leves e 100% sustentáveis para 2028, restaurando o antigo ruído de alta rotação com potência aspirada.
“O nostálgico é extremamente atraído pela ideia de um V10 possante, desde que seja feito de forma responsável e com combustíveis totalmente sustentáveis. Seria uma grande mudança, obviamente, se afastar do que está sendo trabalhado duro para 2026”, disse Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull.
Sobre esse tópico em particular, Horner e o CEO da McLaren, Zak Brown, estão encontrando um raro ponto em comum.
“Eu realmente não vejo como você pode desfazer o que está em vigor, por causa de todas as diferentes mudanças na unidade de potência que estão acontecendo agora”, comentou Zak Brown.
“Acho que é uma ideia bem romântica, mas obviamente o trem já saiu da estação para 2026. Eu acho que provavelmente é algo que será analisado porque parece muito bom para a Fórmula 1 seguir esse caminho”, concordou o chefe da Alpine, Oliver Oakes.