O jovem australiano Jack Doohan fará sua estreia oficial na Fórmula 1 no Grande Prêmio de Abu Dhabi, substituindo Esteban Ocon na Alpine. A decisão veio após a saída antecipada do piloto francês, que já havia anunciado que deixaria a equipe no final da temporada, mas optou por antecipar sua despedida após o GP do Catar.
Doohan, que será titular da Alpine em 2025 ao lado de Pierre Gasly, terá a chance de vivenciar um fim de semana completo antes de assumir o assento oficialmente no próximo ano. O chefe da equipe, Oliver Oakes, demonstrou confiança no preparo de Doohan, apesar do desafio de estrear em uma corrida tão importante.
“Eu acho que qualquer pessoa jogada em um carro de Fórmula 1 numa corrida assim, nunca é fácil de julgar, certo? O problema é que você tem o padrão de referência que o Bearman estabeleceu, que foi fenomenal na Arábia Saudita. E você tem, digo isso de forma positiva porque ele é extremamente talentoso, mas também temos o Kimi [Antonelli] lidando com a pressão em Monza. No fim do dia, Jack só precisa encarar as coisas como elas vierem. Ele é profissional o suficiente para lidar com isso. Uma vez que você entra no ritmo do fim de semana, TL1, TL2, dá para ir se acostumando.”
O chefe da Alpine destacou ainda que Doohan não é estranho ao ambiente da equipe. Além de acompanhar de perto o trabalho nos boxes e ouvir as comunicações internas, ele já pilotou no carro durante esta temporada. Segundo Oakes, isso é parte de um programa cuidadosamente planejado para preparar jovens talentos.
“Eu acho que o programa foi, ouso dizer, bem planejado para ele. Embora a equipe não receba muito crédito pela situação do Piastri, eles são bem competentes com jovens pilotos e na preparação deles. Jack seguiu esse mesmo caminho, esteve comigo bastante no pitlane. Ele escutou o intercomunicador comigo e com Flav [Flavio Briatore, ed.] também, dando suas opiniões. Tenho certeza de que ele está pronto para isso.”