F1: Chefe da Ferrari elogia reação de Hamilton após fase complicada

Lewis Hamilton vive uma das grandes histórias da temporada 2026 da Fórmula 1. Depois de enfrentar um período complicado em seu primeiro ano na Ferrari em 2025, o heptacampeão conseguiu se recuperar e agora aparece como o principal perseguidor dos pilotos da Mercedes na classificação.

A transformação chama atenção porque o cenário era completamente diferente há um ano. Em 2025, o britânico atravessava uma fase difícil de adaptação e acumulava resultados abaixo das expectativas, enquanto agora já conquistou sua primeira vitória pela equipe italiana e ocupa a segunda posição no campeonato.

Durante a temporada passada, Hamilton chegou a demonstrar forte frustração com seu desempenho. Após não avançar ao Q3 no GP da Hungria de 2025 e ver Charles Leclerc conquistar a pole position, o piloto fez uma dura autocrítica. Na ocasião, afirmou: “Sou inútil, absolutamente inútil. A equipe não tem problema. Vocês viram que o carro está na pole. Então provavelmente precisamos trocar de piloto”, afirmou na ocasião.

Menos de um ano depois, a situação mudou radicalmente. O britânico voltou a vencer na Fórmula 1 com a Ferrari e passou a ser considerado um dos nomes na disputa pelo título. Atualmente, ele está 41 pontos atrás de Kimi Antonelli, líder da temporada, e também desafia George Russell na luta pelas primeiras posições.

O crescimento de Hamilton chamou a atenção até de Toto Wolff. O chefe da Mercedes admitiu que prefere evitar um duelo direto pelo campeonato contra seu ex-piloto: “Eu preferiria não lutar com ele por um título. Sei do que ele é capaz. Quando sente o cheiro de sangue, ele ataca. Vi isso durante muitos anos e depois é muito difícil pará-lo”, afirmou o dirigente.

Race winner Lewis Hamilton (GBR) Scuderia Ferrari SF-26 celebrates at the end of the race.
Foto: XPB Images

Já o chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, atribuiu a recuperação do britânico, à capacidade de resistência demonstrada por ele diante das dificuldades. Segundo o francês, Hamilton enfrentou momentos complicados tanto em sua última temporada na Mercedes quanto em seu primeiro ano em Maranello, mas manteve o comprometimento com o projeto.

“Tem muito a ver com resiliência. Ele passou por momentos difíceis. Spa foi um lugar onde ele estava um pouco abatido no ano passado e ainda construindo sua relação com a equipe. Mesmo assim, manteve a mesma energia no projeto e continuou pressionando a fábrica. Isso faz parte dos resultados que estamos vendo agora”, finalizou Vasseur.

Apesar do destaque recente de Hamilton, Vasseur também demonstrou confiança em Leclerc. O dirigente afirmou estar mais otimista com o desempenho do monegasco do que algumas semanas atrás, destacando que ele voltou a encontrar confiança no carro e apresentou sensações mais positivas durante o final de semana mais recente, mesmo após enfrentar contratempos estratégicos durante a corrida.