F1: Chefe da Aston Martin descarta pânico e foca em 2026

A Aston Martin vive um início de temporada difícil na Fórmula 1 em 2025, mas segundo o chefe da equipe, Andy Cowell, o momento delicado não gerou clima de desespero internamente. Com apenas 14 pontos somados em seis etapas, a equipe de Silverstone ocupa a sétima posição no campeonato de construtores.

Mesmo com o baixo desempenho, todos os pontos da Aston Martin até aqui foram conquistados por Lance Stroll, enquanto Fernando Alonso ainda não pontuou. A queda de rendimento contrasta com o bom início de 2024, quando o time surpreendeu ao emplacar seis pódios com Alonso nas oito primeiras corridas.

No GP de Miami, a situação se agravou com a eliminação de ambos os carros ainda no Q1 e a conclusão da prova com os dois pilotos terminando uma volta atrás dos líderes.

Mesmo assim, Cowell afirmou que a equipe segue firme em sua estratégia voltada para 2026, ano em que a categoria passará por uma grande mudança no regulamento técnico. “Estamos investindo pesado no próximo ano e em entender o que temos hoje. Não estamos em pânico com o carro deste ano”.

Segundo ele, o atual modelo AMR25 está sendo utilizado como base de aprendizado para o futuro: “Estamos usando o carro atual como plataforma para aprender como utilizar o novo túnel de vento, como usar ferramentas de simulação, como trabalhar juntos para garantir um bom fluxo de informações e como focar na performance de volta”, acrescentou.

Cowell também destacou que a Aston Martin tem priorizado a coleta de dados em detrimento de resultados imediatos. “Neste momento, estamos usando cada corrida como uma oportunidade para perguntar: ‘Como conseguimos mais dados?’. É mais sobre reunir informações valiosas do que buscar pontos agora, porque sabemos que, se alinharmos esses três mundos, os carros que construiremos no futuro serão muito mais competitivos”, encerrou o chefe da equipe.

Com a supervisão de Adrian Newey no projeto do carro da próxima geração, além da chegada da Honda como fornecedora de motores em 2026, a Aston Martin espera colher os frutos do trabalho de reestruturação a partir do próximo ano.

🎥 Vídeos mais recente