A Mercedes chega à temporada 2024 da Fórmula 1 com um único objetivo em mente, reconquistar o título na categoria. Após anos de domínio absoluto, a equipe alemã sofreu com as novas regras de 2022 e viu a Red Bull e Max Verstappen dominarem a F1. Para James Allison, diretor técnico da Mercedes, não há dúvidas sobre a meta da equipe: “Campeonato Mundial é o único objetivo”.
Em entrevista ao podcast ‘Performance People’, Allison reconhece o desafio diante de sua equipe: “Não sei se conquistar o título em 2024 é realista, mas espero que tenhamos implementado um programa de trabalho ambicioso o suficiente para voltarmos a brigar por vitórias. Mas o que significa ‘brigar por vitórias’? Vencer uma corrida? Vencer o Campeonato?”
Allison deixa claro que o pensamento na Mercedes está focado apenas no topo: “Na minha cabeça, sempre se trata de Campeonatos. É disso que a Fórmula 1 se trata: Campeonatos de Construtores e Pilotos. Espero que tenhamos feito o suficiente para estarmos na briga pelos títulos em ambas as categorias.”
No entanto, o diretor da Mercedes tem plena consciência dos obstáculos que a equipe enfrenta. Historicamente, as mudanças de regulamento costumam ser a única força capaz de destronar equipes dominantes. Mas a Mercedes não pretende esperar. “O resto do grid provavelmente vai pensar: ‘A gente só precisa esperar até a próxima mudança de regras para derrubar a Mercedes’. Mas nós preferimos fazer isso antes”, afirmou Allison.
Com um programa ambicioso e muita determinação, a Mercedes volta à pista em 2024 disposta a provar que seu reinado na Fórmula 1 ainda não acabou.