A Cadillac encerrou a sessão de classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1, quase nas duas últimas posições do grid, ficando apenas à frente dos carros da Aston Martin, mas mantém confiança de que a preparação voltada para a corrida pode render um desempenho melhor neste domingo. A equipe acredita que o trabalho realizado com os pneus poderá compensar a falta de tempo de pista durante o fim de semana.
Sergio Perez ficou com o 19º lugar, enquanto Valtteri Bottas ficou logo atrás, em 20º. Mesmo sem um resultado expressivo na sessão, ambos destacaram que o foco da equipe esteve na configuração para a corrida, especialmente diante da expectativa de forte desgaste dos pneus em razão das altas temperaturas.
Perez explicou que o final de semana foi complicado desde o início, por causa das interrupções das atividades na sexta-feira, o que prejudicou a preparação. Ainda assim, o mexicano acredita que a equipe conseguiu extrair o máximo possível da sessão de classificação e direcionou seus esforços para o domingo.
“Foi complicado hoje porque começamos em desvantagem depois das interrupções de ontem, mas de modo geral, maximizamos o que era possível. Focamos na preparação para a corrida porque sabemos o quanto o desgaste dos pneus será importante e desafiador aqui. Está tudo muito equilibrado, mas sinto que temos um bom ritmo de corrida e espero que essa abordagem dê resultado”, afirmou.
Bottas também avaliou que havia potencial para um resultado melhor. O finlandês relatou que perdeu tempo em sua última tentativa por causa do tráfego, mas destacou que as atualizações implementadas no carro funcionaram conforme o esperado, mesmo após os problemas enfrentados anteriormente.

“Havia um pouco mais disponível hoje. Fiquei muito próximo do Checo na última tentativa e o tráfego provavelmente me custou alguns décimos. Apesar dos problemas de ontem, conseguimos colocar o carro em uma boa janela de funcionamento, com as atualizações funcionando. Sabemos que precisamos seguir reduzindo a diferença para o pelotão intermediário”, concluiu o piloto finlandês, acrescentando que a corrida será um grande desafio por causa do calor.
O chefe da equipe, Graeme Lowdon, reconheceu que a perda de tempo de pista na sexta-feira, tornou a sessão de classificação mais complicada, já que limitou o trabalho de preparação. Ainda assim, ele acredita que a Cadillac chega em melhores condições para a prova depois de concentrar esforços na compreensão do comportamento dos pneus.
“Sabíamos que seria um dia difícil após a perda de tempo de pista ontem. Isso provavelmente nos custou muito desempenho porque não conseguimos otimizar a preparação para a sessão de classificação. Mesmo assim, estamos em uma condição relativamente boa para a corrida, já que trabalhamos bastante para entender o comportamento dos pneus. Isso será crucial com as altas temperaturas em uma pista curta. Permaneceremos focados e continuaremos trabalhando duro para evoluir o máximo possível durante a corrida”, finalizou Lowdon.
