F1: Brundle critica falta de punição para Verstappen no GP do México

O ex-piloto de Fórmula 1 e atual e comentarista da Sky F1, Martin Brundle, criticou duramente a falta de punição a Max Verstappen após o incidente na primeira curva do GP do México. Segundo ele, o holandês deveria ter recebido um ‘drive-through’ por cortar as curvas 1, 2 e 3 logo na largada.

Verstappen foi um dos pilotos que saíram da pista na confusa primeira volta, ao disputar espaço lado a lado com outros carros. Apesar disso, os comissários decidiram não aplicar penalidades a nenhum dos envolvidos, e o piloto da Red Bull Racing seguiu na quarta posição após as primeiras curvas.

Para Brundle, no entanto, a manobra de Verstappen foi deliberada: “Max deveria ter sido punido, porque, se você coloca o carro totalmente à esquerda em uma disputa com quatro carros lado a lado, vai acabar no meio da zebra, e é possível ver que ele acelera”, afirmou o britânico.

O ex-piloto destacou que, embora a pilotagem tenha sido habilidosa, Verstappen ignorou completamente o traçado da curva: “Foi uma pilotagem muito habilidosa na grama, devo dizer. Mas ele não fez nenhum esforço para fazer as curvas 1, 2 ou 3, e isso deveria ter sido uma penalidade”, reforçou.

Brundle também sugeriu que a postura do tetracampeão seria diferente se estivesse na posição contrária: “Ele arriscou por fora, sabendo muito bem que poderia simplesmente acelerar e seguir em frente. Se fosse o contrário, ele estaria gritando no rádio, dizendo que o outro piloto não teve intenção alguma de fazer a curva, e ele próprio realmente não teve”.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

Além de Verstappen, Brundle considerou que Charles Leclerc também deveria ter sido punido: “Pelo menos Charles tentou fazer a curva 1. Ele não gostou de como a situação se desenhou e simplesmente ignorou a curva 2. Para mim, isso também seria uma penalidade de dez segundos”, acrescentou.

O britânico defendeu que um ‘drive-through’, uma das punições mais severas da Fórmula 1, que obriga o piloto a passar pelo pit lane em velocidade controlada, teria sido uma medida adequada: “Eu teria dado um ‘drive-through’ para quem fizesse o que Max fez, como um verdadeiro alerta para acabar com esse tipo de coisa, porque tudo fica caótico depois”, concluiu Brundle.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.