Flavio Briatore voltou a agitar os bastidores da Fórmula 1 com uma participação no mínimo inusitada na coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30) em Barcelona, palco do GP da Espanha. Questionado sobre o potencial de Pierre Gasly para se tornar campeão na categoria, o dirigente da Alpine fugiu completamente da pergunta, e ainda provocou uma reação bem-humorada de Christian Horner, chefe da Red Bull Racing.
Briatore, que no ano passado assumiu a função de consultor executivo da Alpine, e agora a chefia da equipe após a saída de Oliver Oakes, preferiu uma longa reflexão sobre o passado da categoria em vez de uma resposta direta. “Vimos a McLaren dois, três anos atrás terminando no final da tabela, Renault também, Benetton igual… e então vencemos o campeonato em 1995 e 1996”, disse o italiano, mencionando equipes pelas quais já passou.
Ao longo de sua fala, Briatore ainda citou a atual fase da McLaren, o domínio recente da Red Bull e afirmou: “Estamos trabalhando, todos estão trabalhando duro. Todo mundo quer ser o melhor entre os dez times. Se em 2027 eu acreditar que não estamos competindo, prefiro ficar na praia tomando Coca-Cola do que vir aqui com esse calor de Barcelona”, disse ele.
Mesmo após ser questionado novamente sobre sua confiança em Gasly, Briatore continuou sem dar uma resposta clara: “Se você não tem um carro competitivo, é muito difícil entender onde está o piloto. Primeiro o piloto precisa de equilíbrio no carro, competitividade, sentir-se forte dentro dele”, acrescentou.
Diante da resposta vaga, Horner não resistiu à brincadeira. “Eu não faço ideia do que você está falando, mas só quero dizer como é refrescante ter o Flavio de volta. Ele ficou um tempo fora, mas é muito divertido. Essas coletivas estavam tão chatas antes da sua volta. Nada muda!”, ironizou o chefe da Red Bull, arrancando risos dos presentes.