Após a saída de Oliver Oakes, como chefe de equipe da Alpine, Flavio Briatore, assumiu o cargo e colocou Franco Colapinto para assumir o lugar de Jack Doohan na Fórmula 1.
Antes do fim de semana do GP da Emília-Romanha, a Alpine anunciou que Colapinto substituiria Jack Doohan, que não conseguiu pontuar nas seis primeiras corridas da temporada. Segundo Briatore, o argentino teria a chance de manter o assento pelas próximas cinco etapas.
Um comunicado da Alpine dizia: “Após analisarmos as primeiras corridas da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre (Galsy) nas próximas cinco provas. […] As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções.”
No entanto, em entrevista à Sky Sports em Ímola, Briatore contradiz comunicado da Alpine e afirma que Colapinto seguirá no carro o quanto for necessário, desde que entregue resultados.
“Tenho que dizer que também esperava mais do Jack Doohan – talvez ele precise de uma pausa”, afirmou Briatore. “Franco vai correr o quanto for necessário – li em algum lugar que seriam cinco corridas, mas não, não há um limite definido para ele. Ele precisa ser rápido, não bater e marcar pontos. Só estou pedindo essas três coisas – não dez. Se ele fizer isso bem, vai correr para sempre,” completou.
Quando questionado sobre a saída do ex-chefe de equipe, Oliver Oakes, ele respondeu: “A renúncia dele aconteceu depois de Miami por um problema pessoal, e quando aconteceu, eu também não esperava. Esta é uma equipe unida, houve rumores de que eu teria discutido com Oliver, mas isso não é verdade, temos um ótimo relacionamento.”