Uma das decisões mais polêmicas da primeira metade da temporada 2025 da Fórmula 1 foi a substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto na Alpine. Inicialmente, a equipe francesa havia afirmado que o argentino teria até o GP da Grã-Bretanha para provar seu valor, mas recentemente Flavio Briatore disse que não trabalha com uma “data final”.
Em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera, Briatore, que é o atual chefe do time, defendeu a mudança e comparou a situação com suas decisões sobre Fernando Alonso no passado. “Fiz o mesmo quando decidi dar uma chance ao jovem Fernando Alonso em vez do mais experiente Jenson Button”, disse.”A imprensa britânica ficou furiosa, mas eu estava certo. Um gestor sempre fica sozinho nas grandes decisões. Só depois é que se percebe que foi a escolha certa.
“Consegui ganhar sete títulos mundiais na Fórmula 1. Depois do primeiro, fiquei sentado sozinho no motorhome por seis minutos. Lá fora, os jornalistas gritavam. E tudo o que pensei foi: ‘caramba, você acabou de ganhar o campeonato mundial…'”, relembrou Briatore, que foi campeão com a Benetton e a Renault.
Com três provas concluídas, Franco Colapinto ainda não conseguiu somar pontos ao lado de Pierre Gasly. Segundo os rumores do paddock, a Alpine já estaria considerando um substituto e o nome mais provável é o estoniano Paul Aron, que no ano passado foi o terceiro colocado na Fórmula 2.