O ex-chefe da equipe Benetton e Renault na Fórmula 1, Flavio Briatore, retornou recentemente à categoria com a Alpine, após um pedido de ajuda do CEO da Renault, Luca de Meo. Briatore revelou que o executivo admitiu que a equipe estava em uma situação crítica.
Briatore já havia oferecido conselhos a De Meo quando este assumiu a liderança da Renault, mas suas sugestões foram ignoradas. Com a Alpine em dificuldades, o CEO voltou a buscar ajuda do experiente dirigente italiano.
“Luca de Meo, o CEO da Renault, eu conheço Luca muito antes dele chegar à Renault”, disse Briatore no podcast ‘Formula For Success’. “Quando ele chegou, dei algumas sugestões: ‘A Fórmula 1 é um negócio muito difícil. As pessoas que você tem não são tão boas’, mas ele não ouviu.”
Após três anos, De Meo ligou para Briatore admitindo os problemas da equipe. “Então, depois de três anos, ele me ligou, nós nos encontramos: ‘Quer dizer, estamos completamente na merda com a equipe’,” disse Briatore.
O italiano aceitou o convite para retornar à Alpine e já promoveu mudanças na equipe, como a substituição de Bruno Famin por Oliver Oakes como chefe de equipe. Briatore prometeu colocar a Alpine novamente no pódio até 2027.