Valtteri Bottas tem seus olhos fixos em um lugar na Audi para a temporada 2026 da Fórmula 1, e espera que a Sauber forneça um carro em 2024 que lhe permita demonstrar seu valor à marca alemã, que irá assumir a maior parte da Sauber F1.
A Sauber encerrou sua parceria com a Alfa Romeo no final da temporada de 2023, mudando seu foco para a já anunciada união com a Audi a partir de 2026. Antes disso, porém, existem duas temporadas para serem realizadas, nas quais o progresso é esperado dentro e fora da pista para criar a transição ideal para a era da Audi.
Mantendo sua dupla de pilotos Valtteri Bottas e Zhou Guanyu para uma terceira temporada na F1 em 2024. A Sauber busca se recuperar de uma temporada decepcionante em 2023, tendo caído para o P9 no Campeonato de Construtores, uma temporada onde Bottas destacou a necessidade de uma melhoria geral na equipe.
Questionado se há planos em andamento para uma renovação de contrato além do acordo atual que termina no final de 2024, Bottas respondeu ao Motorsport-Magazin.com: “Isso é algo que precisamos discutir com a equipe.”
“Claro, todo mundo sabe que a Audi assumirá oficialmente em 2026. É um projeto emocionante e seria uma continuação do atual projeto para mim. Mas do lado da equipe, ainda não há decisão sobre como será a dupla de pilotos depois do ano que vem. Acho que essas discussões acontecerão no decorrer da próxima temporada. Agora tudo ainda está bem aberto”, encerrou Bottas.
O desempenho de Bottas em 2024 e a competitividade da Sauber serão fundamentais para determinar seu futuro na era da Audi. Ele precisa provar que ainda tem a velocidade e o talento para competir no mais alto nível, para garantir um lugar na nova equipe.