F1: Bottas lança marca própria de vinho na Austrália

O experiente piloto da Sauber (ex-Alfa Romeo), Valtteri Bottas, acaba de anunciar mais uma atividade em sua carreira, mas dessa vez fora da Fórmula 1. O piloto finlandês anunciou o lançamento de sua própria marca de vinhos, a IHANA, produzida na região de McLaren Vale, na Austrália, seu segundo lar nos últimos anos.

A IHANA, cujo nome significa ‘maravilhoso’ ou ‘adorável’ em finlandês, é fruto da parceria de Bottas com a vinícola Oliver’s Taranga Vineyards. A paixão do piloto por vinhos não é de agora. “Quanto mais aprendo sobre vinhos, mais interessante se torna. Sempre tive a visão de que gostaria de me envolver com o mundo dos vinhos de alguma forma, não apenas investindo. É a minha paixão”, disse Bottas ao Drinks Business.

O vinho inaugural da IHANA é um Shiraz elegante, elaborado a partir de uma combinação de uvas de dois blocos distintos, um com 40 anos de idade e outro mais jovem, de um corte diferente que confere notas de mirtilo ao vinho. Bottas participou ativamente do processo de criação, degustando os vinhos de cada bloco e decidindo qual combinação resultaria no perfil desejado.

“Ficamos muito tempo cultivando Shiraz (tipo de uva para produção de vinhos), então gosto de pensar que já a dominamos”, afirmou Corrina Wright, produtora da Oliver’s Taranga Vineyards e sexta geração de uma família de vinicultores. “Para este lote, Valtteri participou da elaboração de todos os vinhos individualmente de cada corte. Então todos nós os experimentamos, Valtteri degustou e decidiu quais queria colocar juntos”, disse ela.

O lançamento da IHANA marca mais um capítulo na diversificação dos negócios de Bottas, que já conta com marcas de gin, café e imóveis. O piloto demonstra que, mesmo fora das pistas, tem talento para empreender e sabe transformar suas paixões em projetos bem-sucedidos.