F1: Bottas aconselha Perez a evitar “espiral negativa” na Red Bull

Baseado em sua experiência na Mercedes, Bottas compartilha insights para enfrentar um companheiro de equipe campeão mundial

Valtteri Bottas, utilizando sua experiência de parceria com um campeão mundial de Fórmula 1 na Mercedes, aconselhou Sergio Perez sobre como evitar entrar em uma “espiral negativa” na Red Bull. Antes de sua mudança para a Sauber no ano passado, Bottas correu ao lado de Lewis Hamilton na Mercedes, onde a dupla ajudou a equipe a conquistar cinco títulos consecutivos de Construtores. No entanto, Bottas nunca conseguiu superar Hamilton, ficando mais próximo dele com um déficit de 58 pontos em sua temporada de estreia na equipe de Brackley em 2017.

Apesar dessas derrotas esmagadoras, Bottas insiste que ele continua indo para cada fim de semana de corrida acreditando que pode ter vantagem sobre qualquer piloto se atuar no seu melhor. Falando sobre o ambiente na Mercedes e como lidou com a situação de ser solicitado a ceder posição para Hamilton, Bottas disse ao Motorsport Magazin: “Eu realmente não penso sobre isso. Era apenas naquele momento em que eu tinha que aceitar. No último ano com Lewis, em cada um dos cinco anos, não consegui terminar à frente dele em média.”

Enquanto isso, Perez teve uma temporada difícil em 2023, ficando a consideráveis 290 pontos atrás de Max Verstappen, que conquistou 19 vitórias contra apenas duas do seu companheiro de equipe. Bottas traçou paralelos entre seu tempo na Mercedes e a situação atual de Perez, alertando o piloto da Red Bull que ele deve confiar que pode superar Verstappen.

“Você tem que ter essa atitude [de que pode vencer qualquer um]”, acrescentou Bottas. “Você não pode ir para um fim de semana de corrida e dizer a si mesmo que não pode vencê-lo. Você já teria perdido. Nesse sentido, é um esporte em que você sempre tem que ter boa autoconfiança e se convencer. Se você não tem essa confiança, você acabará em uma difícil espiral negativa. Você pode ver isso no cronômetro e na consistência.”