Gabriel Bortoleto completou mais um treino livre da Fórmula 1. Na manhã desta sexta-feira (11) de GP do Bahrein, o brasileiro teve uma sessão sem grandes problemas e com o tempo de 1min34s628, terminou com a 11ª posição.
Para o treino, a temperatura era a mais alta até o momento na temporada 2025. Enquanto o termômetro ambiente marcava 35ºC, o asfalto chegava a impressionantes 48ºC, com umidade a 25%.
Cronômetro iniciado em Sakhir e os pilotos estavam liberados para a primeira sessão do final de semana. O titular da Sauber, então, não demorou para deixar os boxes e já começar sua adaptação para mais uma etapa na categoria.
Após os primeiros minutos, com os primeiros giros já completados, Gabriel se colocou na quinta posição da tabela com 1min34s406 calçando pneus duros. Logo após duas voltas, retornou ao pitlane.
Com o andamento da sessão, já com mais de dez minutos rodados no Bahrein, Bortoleto baixou consideravelmente seu tempo anterior. Agora, o brasileiro sustentava 1min37s308, vinha em oitavo e estava a 2s059 de Lando Norris, primeiro colocado.
Ainda com 41 minutos restantes no relógio, a transmissão mostrou que Gabriel estava já fora do carro para ajustes. Enquanto aparecia na 11ª colocação, Nico Hülkenberg, seu companheiro, vinha imediatamente atrás em 12º.
Então, usando o pneu macio, Bortoleto chegou a liderar por alguns segundos a sessão ao virar 1min34s628, o primeiro a calçar o composto vermelho na sessão. Na sequência, foi batido por Hülkenberg, que o superou por 0s366.
Quase no encerramento da sessão, Gabriel foi para a pista mais uma vez de pneus macios. O brasileiro estava na décima posição com o tempo de 1min34s628 e com 16 giros completados – Nico era quinto a menos de 0s4 para o companheiro.
Encerrada a sessão e Bortoleto ficou com o 11º tempo da sessão calçando o pneu macio. Com isso, igualou seu melhor resultado em treinos livres quando ficou no mesmo posto no TL3 do GP da Austrália.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.