F1: Bortoleto tem melhor posição de largada na Espanha; confira estatísticas da classificação

A Fórmula 1 disputa neste final de semana o GP da Espanha, que marca a nona etapa da temporada 2025. E neste sábado (31) aconteceu a classificação, que rendeu pole-position para Oscar Piastri, segundo lugar para Lando Norris e a melhor posição de largada da carreira de Gabriel Bortoleto.

Com a posição de honra do grid para o australiano, é sua quarta pole da carreira, todas conquistadas neste campeonato. Ainda, teve a maior distância entre o primeiro e o segundo colocados com distância de 0s209.

Com Norris largando em segundo, é a primeira vez que a McLaren consegue uma primeira fila total em Barcelona desde a temporada de 1998. Naquele ano, foi Mika Hakkinen e David Coulthard que conseguiram as posições.

E enquanto Max Verstappen, que sai em terceiro, larga pela primeira vez fora do top-2 na Espanha desde 2020, Lewis Hamilton teve resultado mais positivo: alinhando em quinto, é a segunda vez no ano em que começa a prova à frente do companheiro Charles Leclerc.

Já entre os novatos, marcos impressionantes: Kimi Antonelli larga em sexto, seu primeiro top-10 desde o GP de Miami; enquanto isso, Isack Hadjar avançou pela quinta vez ao Q3 e terceira vez consecutiva; o brasileiro Bortoleto, então, passou para o Q2 e sai em 12º, sua melhor posição de largada da carreira.

Entre os outros rookies, Liam Lawson vai sair em 13º e, assim, é a sexta vez que é superado por seu companheiro de Racing Bulls; para Ollie Bearman, apenas a 15ª colocação, e junto com Esteban Ocon, é a pior classificação dupla da Haas na Espanha desde 2021.

O GP da Espanha acontece no próximo domingo, 1º de junho, com largada às 10h no horário de Brasília.

🎥 Vídeos mais recente