Gabriel Bortoleto conseguiu mais um Q2 para sua temporada de estreia na Fórmula 1. Na classificação feita neste sábado (31), o brasileiro anotou o tempo de 1min12s756 para alinhar na 12º colocação do grid em Barcelona.
Cronômetro disparado e Q1 iniciado no circuito espanhol. Entretanto, mesmo com o relógio rolando, poucos competidores deixaram os boxes e Bortoleto foi um dos que se manteve na garagem em um primeiro momento.
Com 11 minutos sobrando ainda para o encerramento da primeira fase, apenas cinco pilotos haviam feito uma volta cronometrada. Desses, quatro haviam voltado aos boxes – agora, Gabriel estava na pista para os primeiros giros.
Usando o pneu macio em sua primeira tentativa, o competidor brasileiro fez 1min13s911, ocupando a sexta posição da tabela. Seu companheiro Nico Hülkenberg era o mais rápido neste ponto e o #5 ficou a 0s412 do ponteiro.
Restando quatro minutos para a bandeira quadriculada e neste momento, Bortoleto saía para sua segunda tentativa de volta rápida. O brasileiro estava na 20ª colocação, portanto, última – Hülkenberg, Esteban Ocon, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda também estavam na área de corte.
Quando encerrou seu giro, o brasileiro se colocou na sétima colocação ao anotar 1min13s045. Pilotos como Pierre Gasly, Isack Hadjar, Lewis Hamilton e Sainz, quando fecharam suas voltas, ficaram atrás de Gabriel.
Encerrada a primeira fase da classificação, Bortoleto conseguiu avançar para o Q2 na décima colocação, com 0s492 de distância para Oscar Piastri, o mais rápido. Nico ficou no Q1 e larga em 16º.
Relógio rolando e 15 minutos para o Q2. Nos primeiros minutos, o competidor da Sauber ainda não havia deixado os boxes da equipe – após cinco minutos, apenas Alexander Albon e Oliver Bearman haviam feito tempo.
Em sua primeira tentativa, então, Bortoleto calçava pneu macio e fez um primeiro setor bastante positivo roxo. O segundo não foi tão positivo, mas encerrando o giro, se colocou em segundo com 1min13s046, atrás apenas de Max Verstappen.
Como esperado, os competidores foram completando suas voltas e Bortoleto foi caindo na tabela de tempos e aparecia na 11ª colocação a 0s054 de Hadjar, que ocupava a décima colocação. Restavam cinco minutos para o encerramento do Q2.
Em sua última tentativa, Bortoleto fez 1min12s7 e conseguiu, no final, a 12ª colocação de grid de largada. Assim, essa é sua melhor posição de saída até o momento em 2025.