Gabriel Bortoleto completou a última sessão do GP do Canadá da Fórmula 1 antes da classificação. Neste sábado (14), o competidor fez o tempo de 1min13s172 para ficar na 19ª posição da tabela.
Na sexta-feira, o brasileiro conseguiu terminar o dia dentro do top-15, sendo o 13º do pelotão. Resta ver se o ritmo se mantém neste treino livre e, consequentemente, na classificação de mais tarde.
Para este último TL antes da tomada de tempos, o tempo estava firmo com sol brilhando e relativo calor. O termômetro marcava 20ºC e o asfalto já chegava a 44ºC, enquanto a umidade vinha na casa de 35%.
Demorou mais de dez minutos até Bortoleto enfim deixar os boxes e ir para a pista. Entretanto, o brasileiro completou sua primeira volta, mas não anotou um tempo, apenas foi um giro de instalação e aquecimento.
Quando o titular do carro #5 enfim terminou sua primeira volta cronometrada calçando pneu macio, ainda não havia sido em total potência, fazendo 1min35s, mas obviamente conseguiu melhorar na tentativa seguinte e anotou 1min13s999 para se colocar em quinto.
Então, com pouco mais de 36 minutos para a bandeira quadriculada, uma interrupção por vermelha se fez necessária por conta de um incidente de Oscar Piastri no Muro dos Campeões. Bortoleto vinha em volta rápida e não pôde completar, estando em 12º.
Com a sessão já em sua segunda metade, Gabriel ainda não havia melhorado sua volta após a bandeira verde ter tremulado. O competidor da Sauber estava a 1s4 do ponteiro Charles Leclerc.
Chegando cada vez mais próximo do final, Bortoleto melhorou seu giro, mas não para subir muito na tabela. O piloto estreante de 2025 anotou 1min13s201 e estava a 1s4 de Lando Norris, mais rápido.
Na bandeira quadriculada, então, Bortoleto encerrou o último treino livre na 19ª colocação com 1min13s172, uma posição atrás de Nico Hüleknberg.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Canadá ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.