Gabriel Bortoleto completou mais uma sessão de treinos na Fórmula 1. Nesta sexta-feira (16), na segunda sessão do GP da Emília-Romanha, o competidor anotou o tempo de 1min16s339 para ficar com a 16ª colocação final.
O TL1 foi de altos e baixos para o titular da Sauber. Apesar de ter terminado com o nono melhor tempo da tabela, foi que m encerrou a sessão com bandeira vermelha por ter batido nos minutos finais – mas nada pior sofreu.
Então, para o segundo treino, assim que os boxes abriram, o brasileiro logo deixou o pitlane. Com 1min17s635 em um primeiro momento, se colocou na 15ª colocação e usava o pneu médio.
A medida que a sessão ia rodando, com já 15 minutos completados, Gabriel aparecia mais na parte final da tabela com 1s164 de atraso para Alexander Albon, primeiro. O competidor já havia completado sete voltas e feito uma visita aos pits.
Após os primeiros giros, inclusive, a pista estava bastante cheia. Tanto é que Lewis Hamilton acabou encontrando tráfego no traçado sendo atrapalhado por Bortoleto e também Max Verstappen.
Com pouco mais da sessão já completada na região de Bologna, Bortoleto já havia voltado para a pista e era o 15º colocado no momento, enquanto Nico Hülkenberg era apenas 18º a pouco menos de 0s1 do companheiro brasileiro.
Entrando na fase final da sessão, o tempo de Gabriel não havia mudado e aparecia na 16ª colocação com 1s046 de atraso para Oscar Piastri, o primeiro colocado. Com pouco mais de sete minutos para a bandeira quadriculada, bandeira vermelha por conta de um incidente de Isack Hadjar.
Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou em 16º com 18 voltas totais completadas, à frente de Lance Stroll, Kii Antonelli, Hülkenberg e Esteban Ocon.