F1: Bortoleto escapa de punição por ultrapassagem sob amarelas no TL2 de Ímola

Gabriel Bortoleto não será punido por ultrapassagem sob bandeira amarela no TL2 após comissários da FIA concluírem que não houve infração clara

Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, não será punido pela suposta ultrapassagem realizada sob bandeira amarela durante o segundo treino livre válido pelo Grande Prêmio da Emília-Romanha, realizado nesta sexta-feira (16), em Ímola. O incidente ocorreu na curva 4, quando o carro número 5 (Gabriel Bortoleto) teria ultrapassado o carro 14 (Fernando Alonso) em uma área sinalizada com bandeiras amarelas duplas.

Segundo o relatório dos comissários, após ouvir o piloto e o representante da equipe, e analisar vídeos, rádio da equipe, imagens onboard e dados do sistema de telemetria, concluiu-se que , embora a área estivesse sob bandeira amarela anteriormente, no momento exato da ultrapassagem, bandeiras verdes já eram exibidas claramente no Posto de Sinalização (4.3) e no painel luminoso à frente.

A dúvida surgiu quanto à sinalização no Posto 4.2, já que não havia evidência clara de que bandeiras verdes também estavam visíveis. No entanto, Bortoleto declarou que visualizou bandeiras verdes em ambos os postos e no painel, motivo pelo qual executou a ultrapassagem.

Como não havia provas conclusivas que contradissessem essa versão, os comissários decidiram dar ao piloto o benefício da dúvida. Dessa forma, foi determinado que não houve infração, e nenhuma ação adicional será tomada contra Bortoleto.

🎥 Vídeos mais recente