Apesar do início desafiador em sua estreia na Fórmula 1 em 2025, Gabriel Bortoleto, tem impressionado nos bastidores da Sauber. Após a corrida no Bahrein, o diretor de programas e operações da equipe, Beat Zehnder, fez elogios públicos ao piloto brasileiro, destacando sua postura profissional e dedicação ao trabalho com os engenheiros.
“Ele é muito transparente e autocrítico. Ontem (sábado) ele estava desapontado consigo mesmo porque Nico (Hulkenberg, companheiro de equipe de Bortoleto na Sauber) foi um pouco mais rápido do que ele. O objetivo do Gabriel é ser mais rápido do que Nico e ele é muito transparente quanto a isso”, disse Zehnder. “Se comete um erro, ele admite, é muito aberto e faz críticas construtivas à equipe sobre o que precisa para ser mais rápido.”
Zehnder, que acompanhou de perto o desenvolvimento de diversos pilotos ao longo dos anos, não hesitou em traçar um paralelo entre Bortoleto e Charles Leclerc, atualmente na Ferrari, com quem também trabalhou durante a passagem do monegasco pela Alfa Romeo.
“Para mim, Gabriel provavelmente está no mesmo nível de Leclerc em termos de ética de trabalho, sempre trabalhando junto com os engenheiros e o tempo que passa com eles querendo entender cada mínimo detalhe”, acrescentou.
Campeão nas Fórmulas 3 e 2 em temporadas consecutivas, Bortoleto estreou na F1 este ano pela Sauber. No GP do Bahrein, ele terminou em 18º após uma corrida turbulenta marcada pela desclassificação de Hulkenberg, por desgaste maior do que o permitido pelos regulamentos, na prancha localizada no assoalho do carro.
Zehnder concluiu com otimismo: “Eu realmente espero que, ao longo desta temporada, a gente consiga dar a Gabriel um carro que permita marcar pontos, porque ele merece. Ele é um excelente piloto”, finalizou o diretor da Sauber.