Gabriel Bortoleto encerrou o último treino antes da classificação do GP do Japão da Fórmula 1. Na madrugada deste sábado (5), o piloto anotou o tempo de 1min30s134 na sessão, encerrando na 17ª posição da tabela.
Para este último ensaio antes da classificação, o tempo seguia firme, apesar de a temperatura ainda ser bastante baixa. O termômetro marcava 14ºC, enquanto o asfalto já chegava a 38ºC.
Luzes apagadas e pitlane aberto. Não demorou para que os primeiros pilotos deixassem os boxes para as primeiras voltas rápidas, com Bortoleto no meio do ‘bolo’.
Quando já havia se passado seis minutos no relógio, o titular da Sauber fez sua primeira volta rápida usando o pneu médio. O competidor ocupava a sexta posição da tabela com o tempo de 1min31s631, tempo ainda bastante acima das voltas que anotou durante o segundo treino em Suzuka.
Mas assim como no dia anterior, com menos de dez minutos de sessão aconteceu a primeira interrupção por bandeira vermelha. Mais uma vez, o motivo foi um princípio de incêndio na grama da área de escape da pista que os fiscais correram para extinguir o mais rápido possível.
O treino foi retomado com pouco menos de 46 minutos restantes no relógio. Com o box aberto, os pilotos logo foram para a pista, Gabriel incluso, para não perder mais tempo importante de sessão. Inclusive, o brasileiro ia testar as voltas rápidas de classificação, já que ficou prejudicado na sexta-feira pela falta de tempo de pista.
Já passado mais da metade do treino, calçando pneus médios usados, Bortoleto conseguiu acertar uma boa volta e dar um salto na tabela de tempos. Um dos estreantes do ano virou em 1min30s134 e se colocou na 11ª colocação, ficando a 1s366 de Oscar Piastri, primeiro colocado no momento.
Na transmissão, então, um replay mostrou que Bortoleto tomou um pequeno susto. O brasileiro passou por cima da zebra e o carro chegou a balançar, mas o piloto conseguiu controlar o carro e evitar um incidente, mas perdeu tempo na volta.
Nos minutos finais do treino, então, Gabriel saiu da sua última parada nos boxes e agora calçava compostos macios. Sem conseguir melhorar seu tempo no momento, despencou para a 16ª colocação e já havia completado 13 voltas totais.
E com menos pouco mais de cinco minutos para a bandeira quadriculada, novamente o treino livre de Suzuka foi interrompido pelo fogo na grama. Com isso, era a sexta bandeira vermelha do final de semana e simplesmente a quarta por conta de pequenos incêndios.
Bortoleto, então, sofreu um grande susto ao sentir que algo havia quebrado no carro na 130R. Entretanto, em imagens recuperadas da transmissão, foi possível ver que o brasileiro passou com os pneus na grama, o que fez sua Sauber balançar. Na sequência, foi aos boxes e em um primeiro momento, nada errado foi detectado.
Treino encerrado e Gabriel completou a sessão na 17ª colocação a 2s169 de Lando Norris, o primeiro colocado. Hülkenberg fechou na 20ª posição a pouco menos de 0s5 do jovem companheiro.
A classificação do GP do Japão da Fórmula 1 acontece na madrugada deste sábado, 5 de março, às 3h no horário de Brasília.