Gabriel Bortoleto segue em fase de adaptação à Fórmula 1, mas demonstra confiança e otimismo antes do GP do Bahrein, quarta etapa da temporada 2025. Representando a Sauber e devolvendo o Brasil ao grid da F1 após alguns anos de ausência, o estreante reforçou nesta quinta-feira (10), durante a coletiva de imprensa em Sakhir, que os primeiros resultados não o desanimam.
A performance do brasileiro tem sido comparável à do experiente companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. Em um carro reconhecidamente difícil de guiar, Bortoleto acredita que o progresso mostrado até aqui é promissor. “O ritmo tem sido muito positivo, sabemos que a única comparação real que podemos fazer é dentro da equipe. Honestamente, estou bastante feliz com o jeito que começamos, com o jeito que eu comecei — o ritmo já estava lá desde a Austrália”, afirmou.
Bortoleto iniciou sua trajetória na Fórmula 1 com uma classificação sólida em Melbourne, superando Hülkenberg e garantindo o 15º lugar no grid. Apesar do abandono durante a corrida, o alemão terminou em sétimo, beneficiado por um cenário caótico. Na China, Bortoleto voltou a mostrar desempenho forte no classificatório da Sprint, ficando em 14º, contra o 19º lugar de Hülkenberg, embora os dois tenham terminado a Sprint nas últimas posições.
Na corrida principal em Xangai, mesmo após uma classificação abaixo do esperado, o brasileiro reagiu com boas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada à frente do companheiro, em 14º. No entanto, em Suzuka, palco da etapa mais recente, o jovem foi superado em todas as sessões por Hülkenberg — algo que não compromete seu otimismo.
“Eu e o Nico estamos muito próximos, sabe, nas classificações dessas etapas e também no ritmo de corrida. Não estamos na posição de brigar por pontos todo fim de semana, e às vezes os resultados parecem mais duros do que realmente são”, explicou o brasileiro.
O circuito de Sakhir traz boas memórias para Bortoleto, que venceu no local durante sua campanha vitoriosa na Fórmula 3. Agora, ele terá mais uma chance de mostrar evolução, inclusive com destaque na sexta-feira, quando participa do TL1 do GP do Bahrein com a Sauber.
A programação do fim de semana em Sakhir, no horário de Brasília (GMT -3), começa na sexta-feira (11) com o TL1 às 08h30, seguido do TL2 ao meio-dia. No sábado (12), o TL3 ocorre às 09h30, e a classificação será às 13h00. A corrida está marcada para domingo (13), às 12h00. O F1MANIA.NET faz tempo real em texto de todas as sessões, com transmissão em vídeo pela F1 TV Pro e cobertura televisiva da Band e Bandsports.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.