Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada do GP do Bahrein da Fórmula 1 deste domingo (13). Em Sakhir, o brasileiro escapou de problemas, mas não pôde avançar no pelotão e terminou a corrida na 19ª colocação, à frente de Carlos Sainz, único abandono do dia.
Na prova, as temperaturas vinham caindo em comparação com os demais treinos do final de semana, com o termômetro indicando 27ºC e o asfalto chegando a 33ºC.
Para a largada da corrida, o piloto da Sauber foi um dos únicos do pelotão que optou por sair com pneus médios. Charles Leclerc, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Liam Lawson, esse último que divide a nona fila com o brasileiro, fora com a mesma decisão, com o restante do pelotão indo de macio.
Com largada autorizada, Bortoleto caiu para a 19ª colocação enquanto Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe, despencou para o último posto ao ser o primeiro a parar e estando 0s4 do colega à frente.
No sétimo giro, Isack Hadjar foi o primeiro piloto a parar nos boxes e, naturalmente, Gabriel ganhou a posição. Na sequência, mais pilotos foram indo aos boxes e o competidor estava em 16º, mas ainda precisando fazer o pit-stop.
Na 14ª volta, então, Bortoleto passou pelos boxes da Sauber. Quando retornou para a pista, o brasileiro calçava o pneu duro e ocupando a última posição a 5s2 de Lance Stroll, 19º.
Com 31 voltas ainda restantes para a bandeiras quadriculadas, o titular da Sauber ainda aparecia na última colocação do pelotão. Gabriel estava 3s atrás de Lawson, que vinha em 19º – ambos estavam com os compostos mais duros da gama.
Na volta 32, o safety-car foi chamado na pista e com isso, uma série de pilotos optaram por fazer uma parada, entre eles, Bortoleto. Nisso, o competidor optou por calçar o médio.
A relargada aconteceu quatro voltas mais tarde, na 36, e Gabriel se manteve em 20º sem conseguir atacar Stroll à sua frente.
Com a aproximação do final da corrida, Bortoleto ainda subiu para a 19ª colocação porque Sainz, por conta do incidente com Yuki Tsunoda, teve um dano em seu carro e abandonou.
Bandeira quadriculada, sem muito mais o que fazer na pista em Sakhir, o brasileiro da Sauber terminou na 19ª colocação sua quarta corrida na Fórmula 1. Hülkenberg foi 15º.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ representado pelo jornalista Rodrigo França.