F1: Bortoleto cruza linha de chegada em 18º em Ímola

Gabriel Bortoleto teve um GP da Emília-Romanha da Fórmula 1 bastante discreto. Neste domingo (18), o brasileiro largou do meio do pelotão, mas cruzou a linha de chegada apenas em 18º.

Para a corrida, o clima seguia o restante das sessões do final de semana. O termômetro apontava 24ºC, enquanto o asfalto chegava a 45ºC, enquanto a umidade gira em torno 39%.

Largando da 14ª colocação, sétima fila, o brasileiro optou por começar a prova com pneus médios. Kimi Antonelli, 13º optou pelo calçado duro, enquanto Liam Lawson, 15º, também vai sair com as borrachas amarelas.

Largada autorizada em Ímola e Bortoleto chegou a perder a posição para o neozelandês da Racing Bulls, mas metros mais à frente conseguiu voltar para a mesma colocação.

Então, no terceiro giro, Pierre Gasly acabou espalhando e escapou da pista, despencando algumas posições. Quem se aproveitou foi Gabriel, que pulou para 13º, aparecendo a 10s525 de Lewis Hamilton, 12º.

A partir da 11ª volta, os competidores começaram a fazer as primeiras paradas nos boxes. Com isso, o piloto do carro #5 começou a subir no pelotão e em determinado momento, chegou a aparecer em décimo – mas ainda precisava ir aos boxes. Bortoleto parou no giro 13 para colocar duros e voltou em 20º.

Na volta 20 das 63 previstas na Emília-Romanha, Bortoleto conseguiu ao menos passar Esteban Ocon para tomar a 19ª colocação. O brasileiro estava a 2s636 para Lawson, o 18º.

Então, pouco mais à frente na prova, uma bandeira amarela se fez necessária e na sequência, safety-car virtual. O motivo foi o francês da Haas que teve problema e, com isso, parou na área de escape.

Nesse momento da prova, então, Bortoleto optou por entrar nos boxes mais uma vez, voltando mais uma vez para a 19ª, e última, posição do pelotão mais uma vez com o pneu duro. A relargada aconteceu na volta 31.

Na volta 46, então, uma reviravolta na corrida. Kimi Antonelli parou na área de escape por problemas em sua Mercedes e, nesse momento, a direção de prova optou por colocar o carro de segurança na pista – Bortoleto estava em 18º e de novo foi aos boxes.

Relargada autorizada e Bortoleto se manteve na 17ª colocação e estando a 0s5 de Franco Colapinto, o 16º. O brasileiro estava usando o pneu médio. Duas voltas mais tarde, o brasileiro foi passado por Bearman, caindo para 18º.

Bandeira quadriculada e Gabriel encerrou a disputa na 18ª colocação, o último entre os que terminaram a disputa.

🎥 Vídeos mais recente