Gabriel Bortoleto completou o primeiro treino livre do GP da Espanha da Fórmula 1 na 16º colocação. Na manhã desta sexta-feira (30), o competidor cravou o tempo de 1min15s155 para ocupar a posição.
Para a abertura das atividades em Barcelona, o sol brilhava e o céu estava com poucas nuvens. O calor predominava com termômetro marcando 31ºC e o asfalto chegava a 50ºC, enquanto a umidade estava na casa de 32%.
Boxes abertos e pilotos liberados para a primeira sessão no circuito espanhol. Entretanto, em um primeiro momento, o titular da Sauber se manteve na garagem, não seguindo o fluxo de saída.
Com 12 minutos já rodados no treino, o brasileiro havia saído para a pista dar uma volta, mas logo retornou aos boxes. Com isso, era um dos únicos sem tempo ainda, junto com Nico Hülkenberg, Carlos Sainz e a dupla da Racing Bulls.
Bortoleto, então, completou sua primeira volta rápida em Barcelona. O competidor ficou na 19ª colocação com 1min17s622 calçando o pneu duro, estando a 2s3 de Lando Norris, primeiro colocado.
Em sua tentativa seguinte, Gabriel melhorou um pouco mais seu giro indo para 1min16s953, estando em 18º, à frente de Victor Martins e Ryo Hirakawa, a dupla de rookies que estão participando do TL1 na Espanha.
Com 22 minutos para a bandeira quadriculada, Bortoleto calçou o pneu macio para novas tentativas de volta rápida. Quando completou, se colocou na 11ª colocação a 1s437 de Norris, com 1min15s155.
Com o andamento da sessão, mais pilotos foram melhorando seus tempos e Bortoleto desceu para 16º. O brasileiro estava a apenas 0s3 de Hülkenberg, seu companheiro e que vinha em 14º.
Menos de cinco minutos para o encerramento do primeiro treino livre na Espanha e as posições estavam pouco alteradas. Gabriel ainda estava em 16º, à frente de Hirakawa, Kimi Antonelli, Martins e Franco Colapinto.
Bandeira quadriculada e o brasileiro do carro #5 da Sauber fechou, de fato, em 16º.