F1: Bortoleto comenta relação com Alonso e destaca apoio nos bastidores

Gabriel Bortoleto destacou a importância de Fernando Alonso em sua chegada à Fórmula 1, ressaltando o papel do espanhol não apenas como mentor, mas também como peça fundamental nas negociações que garantiram sua vaga na Sauber para a temporada 2025. O brasileiro é gerenciado pela A14 Management, empresa do bicampeão mundial, desde 2022, e sua ascensão nas categorias de base coincidiu com essa parceria.

A trajetória de Bortoleto rumo à elite do automobilismo se consolidou com os títulos da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024. Segundo o novato, Alonso foi uma presença ativa em seu desenvolvimento técnico e estratégico, além de atuar nos bastidores para viabilizar sua entrada na F1.

“Fernando é um cara muito profissional. Está na F1 há muito tempo, mas também é alguém que sempre me apoiou, me ajudou a chegar até aqui. Por exemplo, foi quem negociou com a Sauber e com a McLaren, quando assinei com eles”, revelou Bortoleto.

O piloto da Sauber também afirmou que Alonso sempre esteve disponível para ajudá-lo com dúvidas técnicas, fornecendo conselhos valiosos ao longo dos últimos anos.

“Às vezes, estava ali para me ajudar quando perguntei sobre algo técnico. Ele tem sido muito útil”, acrescentou.

No entanto, a relação entre os dois pode sofrer mudanças nesta temporada, já que, pela primeira vez, Alonso dividirá a pista com um piloto gerenciado por sua própria empresa. Questionado sobre se o apoio continuará agora que são adversários diretos, Bortoleto mostrou bom humor e reconheceu que a situação pode mudar.

“Conversamos um pouco, ele quer que eu vá bem. Mas vamos ver quando estivermos juntos na pista se vai ser da mesma forma. É um cara legal, tenho certeza que vai continuar me ajudando, mas Alonso é muito competitivo. Vou entender se ele me ignorar”, brincou o brasileiro.

A Fórmula 1 dá início à temporada 2025 neste fim de semana, com o GP da Austrália em Melbourne. A Sauber, equipe de Bortoleto, busca evolução após um 2024 complicado. O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 será realizado na noite de quinta-feira (13), às 22h30. O TL2 acontece já na madrugada de sexta-feira (14), às 2h. O TL3 será às 22h30 de sexta-feira, seguido da classificação no sábado (15), às 2h. A corrida será realizada no domingo (16), com largada programada para a 1h.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.