Gabriel Bortoleto iniciou o final de semana da sétima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 com um pequeno acidente. Na manhã desta sexta-feira (16), o brasileiro se envolveu em uma batida nos minutos finais do TL1 e encerrou a sessão com bandeira vermelha, mas encerrou na nona colocação.
Iniciado o primeiro treino livre na Emília-Romanha e como de costume, o brasileiro não demorou para deixar os boxes. Após os primeiros giros, estava em 15º com o tempo de 1min20s397 usando pneu médio.
Então, ainda nos primeiros minutos, o competidor da Sauber veio ao rádio para pedir para checarem a altura do carro porque estava batendo muito no chão na reta principal, tanto que não conseguia manter a cabeça parada.
Com mais duas voltas na conta, tendo completado cinco até o momento, Bortoleto saltou para o 12 posto. O competidor anotou 1min19s046, estando a 1s555 de Lando Norris, primeiro colocado do momento.
Gabriel vinha melhorando constantemente a medida que a pista também vinha evoluindo. Ainda restando 43 minutos para o encerramento da sessão, o piloto do carro #5 era segundo com 1min17s548 a 0s423 do primeiro – em comparação, Nico Hülkenberg estava em 17º.
Já completada metade do treino em Ímola, Bortoleto já havia feito uma visita aos boxes e saiu, dessa vez calçando o composto vermelho e, portanto, macio. O competidor anotou 1mi16s925 e vinha em sexto, 0s380 mais lento que Oscar Piastri, mais rápido do momento.
Já na reta final do treino, Gabriel estava dentro do top-10 do TL1. Piastri seguia como o primeiro e o titular da Sauber era 0s380 mais lento que o australiano, enquanto Hülkenberg estava em décimo.
Com menos de 3 minutos para o encerramento, Bortoleto perdeu a traseira do carro, escapou da pista e acertou o muro de proteção sem muita violência. Nisso, a sessão foi encerrada em bandeira vermelha, e Gabriel terminou na nona colocação da tabela de tempos.
