Gabriel Bortoleto não teve o desfecho positivo para o GP da Austrália da Fórmula 1. Na caótica prova deste domingo (16), o piloto acabou se envolvendo em uma batida na reta final da disputa e abandonou a corrida.
O brasileiro da Sauber largou da 15ª colocação em Melbourne após ter avançado ao Q2 na classificação. Então, mesmo com inúmeras batidas e incidentes, além de intervenções do safety-car, o piloto vinha conseguindo escapar de problemas e vinha aparecendo entre a 14ª e 13ª colocações durante a prova.
Entretanto, a previsão da semana acabou se comprovando com cerca de dez voltas para o final: uma forte chuva acertou a região do Albert Park. Neste momento, o competidor foi aos boxes para uma nova troca de pneus para colocar o composto de condições totalmente molhadas.
Acontece que pouco tempo depois, Liam Lawson acabou batendo e provocando uma nova entrada do carro de segurança, a terceira da corrida, e pouco mais à frente no traçado, Bortoleto também havia se envolvido em um acidente.
Na curva 13, o piloto perdeu o controle do carro, batendo no muro e perdendo a asa dianteira, atravessando o traçado e parando do outro lado da pista, abandonando.
Com isso, Gabriel se juntou a Isack Hadjar, Jack Doohan, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Lawson como os abandonos do GP da Austrália da F1.