F1: Bearman impressiona Ferrari em sua estreia sem erros

A Ferrari ficou impressionada com a estreia de Oliver Bearman na Fórmula 1, no GP da Arábia Saudita. O jovem piloto britânico surpreendeu a equipe, especialmente por não ter cometido erros em um final de semana tão atípico.

Carlos Sainz precisou passar por uma cirurgia de apendicite na sexta-feira e foi substituído por Bearman, piloto reserva da Ferrari e que corre pela equipe Prema na Fórmula 2. Aos 18 anos, ele estreou muito bem, quase alcançando o Q3 na sessão de classificação e conquistando um importante sétimo lugar na corrida.

“Velocidade é algo que estreantes podem alcançar”, comentou o chefe de equipe da Ferrari, Frederic Vasseur. “O fato de ele ter feito um final de semana curto, sem treinos livres 1 e 2, e sem cometer nenhum erro, para mim é irreal. Fiquei completamente impressionado com isso em Jeddah.”

Vasseur também destacou a calma de Bearman: “Ele estava muito calmo desde o início, e acho que esse foi um grande trunfo para o fim de semana. Lembraram a ele de todos os detalhes da história, que ele é o piloto mais jovem da Ferrari, e com certeza foi uma pressão enorme. as acho que ele conseguiu deixar isso de lado e se concentrar. Ele não prestou muita atenção a detalhes demais. Estava focado no objetivo principal e no final deu tudo muito certo”, disse ele.

Com um desempenho tão positivo, Bearman recebeu elogios de vários pilotos, incluindo seu companheiro de equipe Charles Leclerc, que afirmou ser ‘apenas uma questão de tempo’ até que ele conquiste um lugar fixo no grid da F1.

Questionado sobre o futuro do jovem britânico, Vasseur reiterou que o foco principal de Bearman será a temporada na Fórmula 2. “Ele fez uma ótima corrida. Acho que a melhor forma de ajudá-lo é não tirar conclusões precipitadas. Vamos com calma, ele terá outras oportunidades durante a temporada.”

“O foco principal é e continuará sendo a F2 nesta temporada. Ele tem um grande desafio, e lembro que ele estava na pole position e eu ‘acabei’ com o final de semana dele na F2”, acrescentou Vasseur.

Além da F2, Bearman continua como piloto reserva na Ferrari e fará testes no carro de 2022 da escuderia, o F1-75. Ele também participará de sessões de TL1 com a Haas. Vasseur ainda sugeriu que Bearman terá oportunidades em TL1 também com a Ferrari. O desempenho nessas sessões será usado para avaliar uma possível promoção para um lugar fixo no grid no futuro.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.