O piloto substituto na Haas, Oliver Bearman, comentou sobre sua dura disputa com Lewis Hamilton durante o GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Bearman, que vinha disputando posições próximas à zona de pontuação, se viu em um confronto direto com o sete vezes campeão, após realizar sua parada nos boxes.
A disputa aconteceu na curva 1, quando Hamilton aproveitou a oportunidade para ultrapassar Bearman pela linha interna, enquanto ambos perseguiam Franco Colapinto, da Williams. “Você sabe que, quando vai por fora, ele vai te deixar espaço, o que é uma sensação boa”, afirmou Bearman, destacando a experiência de correr contra Hamilton. “É sempre uma disputa limpa, mas difícil.”
Bearman admitiu que sua tentativa agressiva de ultrapassar Colapinto acabou prejudicando seu desempenho, pois o esforço fez com que seus pneus superaquecessem, facilitando a ultrapassagem de Hamilton. “Foi um erro”, reconheceu o jovem piloto. “Eu estava pressionando muito para passar Franco, e meus pneus começaram a esquentar. Foi exatamente nesse momento que o Hamilton aproveitou para me ultrapassar.”
Apesar da frustração por ter cedido a posição, Bearman mostrou resiliência e conseguiu acompanhar o ritmo de Hamilton por várias voltas, quase reconquistando a vantagem com o auxílio do DRS.
Eventos inesperados, acabaram favorecendo a corrida de Bearman, como problemas com seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, após um toque na parede na curva 15 e os danos sofridos pelos carros de Sergio Perez e Carlos Sainz em um acidente na penúltima volta da prova, que obrigou os dois a abandonarem. Hulkenberg, preocupado com um possível furo no pneu, reduziu o ritmo, o que permitiu a Bearman e Hamilton ganharem mais posições.
Com a 10ª colocação na bandeirada final, Bearman garantiu seu segundo resultado consecutivo nos pontos em suas duas primeiras corridas na Fórmula 1, uma marca rara na categoria. Após ter pontuado pela Ferrari em Jeddah, quando substituiu Carlos Sainz, Bearman agora é o único piloto a marcar pontos em suas duas primeiras corridas na F1 com duas equipes diferentes, e no mesmo ano.