A sessão de classificação para o GP do Japão de Fórmula 1, foi complicada para a Aston Martin, com Fernando Alonso ficando com a 13ª posição e Lance Stroll em último na 20ª posição. A equipe destacou as mudanças na direção do vento e um desempenho do carro abaixo do esperado como fatores que influenciaram para esses resultados.
O piloto espanhol afirmou que, apesar de se sentir competitivo nos treinos livres na sexta-feira, a mudança na direção do vento impactou o ritmo da equipe. “Acho que com a mudança na direção do vento não fomos tão rápidos hoje. Fiquei feliz com todas as minhas voltas na sessão de classificação e terminamos em P14 no Q1 e P13 no Q2, então acho que esse era o nosso ritmo. Precisamos melhorar o desempenho do nosso carro para conseguir chegar ao Q3 nas próximas corridas. Tentaremos lutar pelas posições que dão pontos amanhã”, concluiu Alonso.
Já Stroll teve uma sessão mais desafiadora, também influenciada pelas condições climáticas. “A sessão de classificação de hoje foi desafiadora. As bandeiras vermelhas no TL2 e TL3 nos impediram de usar pneus macios, dificultando a obtenção de uma leitura precisa do carro. Infelizmente, uma forte rajada de vento me pegou durante minha última volta rápida, fazendo com que o carro perdesse o equilíbrio e me jogando para fora na curva 6. Como resultado, não passei para o Q2. Com chuva provável amanhã, buscaremos quaisquer oportunidades para capitalizar na corrida”, acrescentou.
Andy Cowell, CEO e chefe da equipe, considerou a avaliação de Alonso como um reflexo justo do ritmo atual da equipe, afirmando que foi o máximo disponível hoje. Ele também comentou sobre o incidente com Stroll: “A sessão de Lance foi interrompida quando ele saiu da pista na curva seis devido a algumas fortes rajadas de vento de cauda. Houve uma rajada de vento 12 km/h mais forte do que em sua volta anterior, e isso o empurrou para fora e para a caixa de brita. Sabíamos que o vento seria um problema hoje, mas ele simplesmente não teve sorte. Ainda há muito em jogo amanhã, especialmente se a previsão do tempo trouxer a chuva esperada”, finalizou Cowell.