Fernando Alonso segue avaliando seu futuro na Fórmula 1, mas a Aston Martin já deixou clara sua preferência para a próxima temporada. Em meio aos rumores que ligam o espanhol a uma possível aposentadoria ou a um retorno à Alpine, a equipe britânica reforçou que deseja continuar contando com o bicampeão mundial.
A situação ganha relevância em um momento complicado para a Aston Martin. Após sete finais de semana de corrida na temporada, Alonso marcou o único ponto da equipe até agora, conquistado com o décimo lugar no GP de Mônaco.
O piloto espanhol ingressou no projeto da Aston Martin em 2023 e participou da construção da equipe para o atual ciclo regulamentar. No entanto, diante do desempenho muito abaixo do esperado em 2026, ele admite que precisa refletir sobre seus próximos passos antes de tomar uma decisão definitiva.
No mês passado, Alonso revelou que pretende definir seu futuro durante as férias no meio do ano da categoria: “Em algum momento durante as férias, preciso tomar uma decisão. Por enquanto ainda não sentei para pensar nisso. Nunca analisei isso profundamente e também preciso conversar com minha família e com as pessoas próximas antes de decidir o que fazer no próximo ano”, afirmou.
O espanhol também garantiu estar tranquilo diante do cenário atual: “Estou muito relaxado sobre isso”. Além disso, ele destacou que pretende continuar ligado ao projeto da Aston Martin independentemente de seguir competindo ou não: “Estou ligado a esta equipe e a este projeto. Quero ter sucesso aqui, no carro ou fora dele. Vocês ainda vão me ver no paddock mesmo se eu parar de correr”, acrescentou.
Enquanto isso, especulações no paddock apontam para uma possível volta do bicampeão à Alpine, equipe atualmente liderada por Flavio Briatore, empresário de Alonso. Segundo algumas informações, uma reunião com Briatore seria um dos fatores considerados pelo piloto espanhol ao analisar seu futuro, embora nenhuma decisão tenha sido tomada.

Apesar dos rumores, o diretor da Aston Martin, Mike Krack, reforçou a confiança da equipe em sua atual dupla de pilotos, formada por Alonso e Lance Stroll: “Se olharmos para uma ou duas temporadas atrás, dissemos claramente que ele estava aqui para ficar. Acho que Fernando decidiu que tomará uma decisão por volta da pausa de verão. Estamos felizes com nossos pilotos”, afirmou.
O dirigente elogiou a forma como os pilotos têm lidado com as dificuldades enfrentadas pela equipe: “Eles estão nisso conosco e merecem muito crédito pela maneira como administram a situação. Os pilotos são os mais afetados e os mais expostos, e a forma como lidam com isso é admirável. Tenho grande esperança de que continuemos trabalhando juntos”, concluiu, deixando claro que parece não parece considerar uma mudança de Alonso para a Alpine, ou mesmo a aposentadoria do espanhol.
