F1: Aston Martin celebra temporada de sucesso com estatísticas impressionantes

De oito pódios a centenas de galões de tinta, a equipe Aston Martin compartilha números marcantes de 2023

A equipe Aston Martin teve um ano excepcional em 2023, alcançando oito pódios e o quinto lugar no campeonato de construtores, marcando a melhor temporada para a jovem equipe. No site da equipe, foram divulgados alguns números impressionantes da última temporada, conforme reportado pelo GPblog.com.

A equipe conquistou 280 pontos na temporada passada, mais de cinco vezes o total do ano anterior. Esse número é ligeiramente superior ao de vezes que o óleo de um carro de F1 foi trocado, que foi de 220 vezes – quatro vezes na quinta-feira, três vezes antes e depois da classificação. A equipe de pit stop também se esforçou bastante, praticando a troca de pneus 484 vezes, o que resultou no pit stop mais rápido de 2,33 segundos e no sexto lugar no ranking de Pitstop Mais Rápido da DHL.

Fernando Alonso conquistou oito pódios, subindo ao pódio no Bahrein, Arábia Saudita, Austrália, Miami, Mônaco, Canadá, Zandvoort e São Paulo, três vezes em segundo e as demais em terceiro. A equipe coletou 7.500 gigabytes de dados para análise. Além disso, foram utilizados 700 litros de tinta verde escura no AMR23. Uma estatística interessante é que ambos os pilotos juntos completaram 5.949 voltas ao longo do ano, totalizando cerca de 30.250 quilômetros, ou aproximadamente 75% da circunferência da Terra.