F1: Aston Martin anuncia Crawford como piloto reserva para 2026

A Aston Martin anunciou Jak Crawford para a temporada 2026 da Fórmula 1. Nesta terça-feira (28), a equipe confirmou o competidor como terceiro piloto, sendo o reserva em todas as corridas do ano que vem.

O competidor de 20 anos, que se juntou ao Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos em 2024, já acumulou mais de 2000km em um carro de F1. O teste mais recente aconteceu no GP do México, na última semana, quando andou com o AMR25 de Lance Stroll no TL1.

Ao longo da temporada, Jak tem sido presença constante no simulador do time britânico em Silverstone. Assim, tem dado feedback valioso e apoiado as operações com o AMR25 e o desenvolvimento para o AMR26, que irá para a pista no campeonato que vem.

Atualmente, Crawford corre na Fórmula 2, onde disputa sua terceira temporada. Perto do encerramento do calendário, com mais duas etapas até a conclusão, aparece na vice-liderança da classificação.

Jak Crawford (USA) Aston Martin F1 Team AMR25 Development Driver.
Foto: XPB Images

“Estou incrivelmente orgulhoso de ser confirmado como terceiro piloto para 2026. É um momento importantíssimo na minha jornada com a Aston Martin e uma grande motivação para continuar aprendendo e contribuindo. Nas últimas duas temporadas, aprendi muito no ambiente da F1, tanto no Campus Tecnológico quanto na pista. Farei tudo o que puder para apoiar a equipe e continuar me desenvolvendo como piloto”, disse o piloto.

Já Andy Cowell, CEO e diretor da Aston Martin, acrescentou que “é ótimo ver Jak progredir para se tornar nosso piloto reserva para 2026. Nos últimos dois anos, ele demonstrou seu valor como um membro-chave da nossa equipe de pilotos e acumulou um valioso acervo de experiência e quilometragem em testes.”

“Jak impressionou no simulador, tendo completado sessões regulares no Campus de Tecnologia para dar apoio às nossas operações de corrida e ao desenvolvimento do carro. O desempenho de Jak na F2 também foi excepcional, e estamos animados para continuar apoiando seu crescimento à medida que ele assume um papel maior”, completou.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.