Na última sexta-feira, Max Verstappen foi visto em um teste “secreto” no circuito de Nurburgring, na Alemanha. O holandês foi testar uma Ferrari GT3 usando um pseudônimo, Franz Hermann.
Apesar do tetracampeão ter usado outro nome, ele ainda não tem a licença necessária para correr no circuito alemão. O ex-piloto de Le Mans, Tom Coronel, que estava competindo naquele dia, contou como a presença de Verstappen movimentou tudo.
“Eu participei da corrida, mas o Franz Hermann não pôde correr,” brincou Coronel. “Ele ainda não tinha a licença. Na Nordschleife, você precisa de uma permissão e tem que fazer um curso para isso. E o nosso Franz ainda não fez esse curso! Mas o Max testou na sexta-feira.”
“Ele está com um carro mais rápido (do que o Porsche 992 Cup que eu corro),” disse o piloto de 53 anos. “Eles estão em outra categoria, a GT3. Realmente, ficaram abaixo de oito minutos.”
Coronel comentou que Verstappen estava totalmente protegido de fotógrafos, mas assim que descobriram a presença do holandês no circuito, o lugar virou uma loucura.
“O Max estava muito protegido de fotógrafos e vídeos. Assim que descobriram que o Max estava treinando na Nordschleife, o lugar ficou completamente lotado de jornalistas. Uma loucura total!”.
Alex Brundle comentou no X (antigo Twitter) sobre o que Verstappen precisaria fazer para ter a licença completa e correr na Nordschleife.
“Na Alemanha essa é a regra agora, então ele também tem que fazer,” respondeu Coronel. “Não importa quem você é, mesmo que seja rei ou rainha. É um pouco estranho que um tetracampeão mundial também tenha que fazer isso, enquanto está lá batendo recorde de volta.”
“Isso não parece muito certo, claro. Mas são regras alemãs, que eu não posso mudar. Entendo que exista um comitê para casos como esse, de pessoas que queiram participar das corridas de longa duração em Nürburgring. Isso toma o dia inteiro, e obviamente não combina com o Max,” acrescentou.
Quando questionado por que Verstappen pretender ter essa licença, Coronel disse: “A Nordschleife é o circuito dos sonhos. Sobe e desce, você voa com o carro, é um traçado de entre 20 e 24 quilômetros, dependendo da versão. São 180 curvas… Você realmente precisa conhecer todas. Por isso eles não querem pessoas com carteira de motorista comum, ou licença de entrada, aparecendo do nada. Basicamente, é isso,” concluiu.