F1: Arábia Saudita revela detalhes do novo circuito de Qiddiya para o GP

A Arábia Saudita acaba de revelar detalhes oficiais sobre o novíssimo circuito de Qiddiya, projetado especificamente para sediar o Grande Prêmio anual de Fórmula 1 do país no futuro. Desde 2021, o Grande Prêmio da Arábia Saudita figura no calendário da F1, inicialmente como a penúltima rodada da temporada antes de ser movido para uma posição mais precoce no calendário.

O circuito de rua de Jeddah, até então, era considerado uma solução temporária, segundo declarações de Martin Whitaker, CEO da Saudi Motorsport Company, que sinalizou a intenção de mudar para Qiddiya em 2027. Às vésperas da quarta edição do GP da Arábia Saudita em Jeddah, foram revelados planos para um circuito situado a cerca de 50 quilômetros da capital Riade.

F1: Arábia Saudita revela detalhes do novo circuito de Qiddiya para o GP

O circuito Qiddiya Speed Park combinará elementos de pistas permanentes e circuitos de rua, desafiando os pilotos com uma mistura de trechos de alta e baixa velocidade, além de mudanças de elevação notáveis ao longo da volta. A primeira curva, apelidada de “Blade”, promete elevar-se ao equivalente a um prédio de 20 andares.

Confirmou-se que o layout do circuito para o Grande Prêmio contará com um total de 21 curvas, embora o comprimento total da pista ainda não tenha sido divulgado nesta fase inicial. Alex Wurz, ex-piloto de F1 e Presidente da Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA), colaborou no projeto junto ao renomado designer de circuitos Hermann Tilke, que concebeu o traçado de Jeddah.

A construção da pista é parte da iniciativa Visão 2030 da Arábia Saudita, que visa criar “uma sociedade vibrante, uma economia próspera e uma nação ambiciosa”. Este projeto grandioso substituirá as tradicionais arquibancadas por “vários pontos de vantagem e terraços de observação”, com uma montanha-russa do Six Flags correndo paralelamente ao circuito.

Abdullah Aldawood, Diretor Administrativo da Qiddiya Investment Company, comentou: “A Pista de Velocidade de Qiddiya será a verdadeira encarnação da filosofia de poder de jogo de Qiddiya e posicionará a Cidade de Qiddiya como a casa do automobilismo saudita e um dos principais locais de automobilismo do mundo. Visitantes e espectadores terão uma das experiências de corrida mais únicas do mundo, com uma pista pioneira pronta para sediar alguns dos maiores eventos de automobilismo do mundo.”