Max Verstappen teve uma volta atrapalhada por Franco Colapinto durante o TL2 para o GP de Mônaco de Fórmula 1, na sexta-feira. O holandês demonstrou insatisfação com o argentino na pista, chegando a aplaudir ironicamente o rival após ser atrapalhado. A cena, no entanto, não desencadeou a onda de ataques virtuais que se tornou comum em episódios semelhantes nas últimas semanas.
Nos últimos dias, a Fórmula 1 tem lidado com uma crescente onda de ataques online nas redes sociais direcionados a pilotos. Yuki Tsunoda, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull Racing, foi alvo de comentários hostis depois de ter feito um gesto ofensivo a Colapinto nos treinos livres do fim de semana passado em Ímola. Posteriormente, uma colisão entre os dois durante a sessão de classificação reacendeu a fúria de parte do público argentino, que também mirou suas críticas até mesmo ao ex-campeão de motociclismo Mick Doohan, pai de Jack Doohan, após uma postagem que se provou mais tarde, não ter sido feita por Mick Doohan.
Diante desse contexto, muitos esperavam uma reação semelhante contra Verstappen. No entanto, o que se viu nas redes foi o oposto. Sob uma publicação da Red Bull Racing no Instagram, os comentários de torcedores argentinos foram predominantemente positivos e até protetores em relação ao tetracampeão.
“Vamos campeão, saudações da Argentina”, escreveu um seguidor. Outro comentou: “Vim só conferir os comentários, ver se disseram algo, mas está tudo certo, que continue assim… (Não mexam com o Max)”.
Entre os mais enfáticos, um torcedor declarou: “Vim deixar um aviso aos meus conterrâneos… Nem pensem em fazer com o Max o que fizeram com o Yuki! Se eu ver um comentário ofensivo contra o campeão por uma bobagem no treino de hoje, vou denunciar”.
A postura dos fãs sugere um possível efeito das recentes declarações de pilotos, principalmente o próprio Colapinto, equipes, como a Alpine, e do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que têm condenado os ataques e apelado por respeito nas redes sociais. Por ora, parece que o recado foi assimilado.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.