A temporada 2025 da Fórmula 1 marca a estreia de Andrea Kimi Antonelli na categoria, substituindo ninguém menos que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que agora correrá pela Ferrari.
Apesar das altas expectativas, o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, pediu paciência com o estreante. Durante uma premiação da publicação Autosprint, Domenicali elogiou o talento do piloto, mas destacou a importância de dar tempo para ele se desenvolver.
“Kimi é um garoto de ouro. Ele tem um grande talento, mas precisamos dar a ele tempo para provar suas qualidades. Não devemos esperar que ele esteja na frente logo na primeira volta em Melbourne.”
A trajetória de Antonelli nas categorias de base foi determinante para sua promoção à principal categoria do automobilismo. Após sair dos karts em 2022, o italiano acumulou conquistas: foi campeão da Fórmula 4 Italiana e da ADAC Fórmula 4 no mesmo ano e, em 2023, venceu os campeonatos da Fórmula Regional Oriente Médio e da FRECA. No ano seguinte, na Fórmula 2, conquistou vitórias em Silverstone e na Hungria, encerrando a temporada em sexto lugar no campeonato.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, foi um dos principais responsáveis pela ascensão de Antonelli. O piloto faz parte do programa de jovens talentos da equipe desde os 12 anos, e Wolff acredita que sua trajetória pode espelhar a de Lewis Hamilton, que também estreou na F1 após uma formação sólida nas categorias de base.
“Creio que o projeto que mais me inspirou foi o que mais se assemelha à carreira de Hamilton,” afirmou Wolff ao Autosprint.
“O desenvolvimento dele nas categorias de base e seu impacto na Fórmula 1 vieram em um momento em que era possível testar muito mais do que Kimi pode fazer atualmente. Ron [Dennis, chefe da McLaren na época] dizia que Hamilton precisava ir com calma para se adaptar à F1, até porque Alonso estava na McLaren”.
“No entanto, isso nunca aconteceu. Hamilton foi imediatamente competitivo e um sucesso. Com a preparação atual, Kimi pode entrar no nosso carro e ser competitivo”.
“No entanto, a F1 hoje é um animal diferente do que era na época da estreia de Hamilton. Há muitas outras dimensões e aspectos comparados ao passado. Existe mais pressão e as redes sociais, por isso acho importante manter tudo seguindo na direção certa, priorizar o essencial e evitar o que não for necessário”.
“O objetivo é criar uma nova história de sucesso, como aconteceu com Hamilton.”