F1: Alpine vê sessões de classificação como ponto-chave para evolução

A Alpine segue sua sequência de evolução na temporada 2026 da Fórmula 1, e reforça a importância de melhorar o desempenho nas sessões de classificação durante a fase europeia do campeonato. O time francês, que vem marcando pontos de forma consistente, reconhece que ainda precisa reduzir a distância para as quatro principais forças do grid.

Depois de mais um final de semana produtivo em Barcelona, os pilotos Pierre Gasly e Franco Colapinto, destacaram tanto os avanços quanto os desafios que ainda precisam ser superados. A equipe também aponta que a fase atual da temporada na Europa, é decisiva para consolidar tendências de desempenho.

Gasly avaliou o momento recente como intenso e emocional, destacando o esforço coletivo dentro e fora das pistas: “Dizer que as últimas semanas foram uma montanha-russa emocional seria pouco! Estou muito orgulhoso dos esforços da equipe dentro e fora da pista recentemente e tem sido ótimo continuar nossa sequência de pontuação”, afirmou.

O francês também destacou, que apesar do bom ritmo de corrida, a equipe ainda precisa evoluir: “Barcelona trouxe seus desafios, especialmente na sessão de classificação, que é uma área em que precisamos continuar trabalhando. A corrida foi muito melhor, o ritmo foi bom, mas ainda estamos muito longe das quatro melhores equipes e precisamos seguir reduzindo essa diferença”, disse ele.

Colapinto, por sua vez, destacou o bom momento do time, após mais um duplo resultado dentro da zona de pontuação em Barcelona. O piloto argentino reforçou a confiança no ambiente interno e a expectativa para a sequência da temporada na Europa: “Foi positivo para a equipe garantir mais um duplo resultado com pontos em Barcelona na última corrida. Há uma sensação muito boa no time agora que estamos bem inseridos na fase europeia e estou ansioso para a próxima rodada dupla em Spielberg”.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team A526.
Foto: XPB Images

O piloto também comentou sobre atividades fora da pista antes do GP da Áustria e sua relação com o circuito: “Antes de ir ao circuito, vou visitar a BWT em Mondsee para ver o incrível trabalho que fazem com tecnologia de filtragem de água e a importância da água limpa”, acrescentou.

Colapinto ainda destacou seu histórico positivo no traçado austríaco e o desafio da pista. “Já tive algum sucesso lá, incluindo um pódio na Feature Race da Fórmula 2 em 2024 e um pódio na minha temporada de estreia na Fórmula 3 em 2022. É uma pista curta e intensa, onde o ritmo de uma volta precisa ser forte porque os gaps serão pequenos”, completou.

O diretor esportivo Steve Nielsen reforçou a importância do momento da temporada e apontou as sessões de classificação como principal ponto de melhoria: “É um início muito intenso da fase europeia da temporada, onde conseguimos adicionar mais pontos ao nosso total. Sabemos onde estão nossas forças e fraquezas e uma área clara que precisa de evolução, são as sessões de classificação. Mesmo largando fora de posição, conseguimos recuperar bem aos domingos e somar pontos, o que é o mais importante em cada fim de semana”, finalizou Nielsen.