F1: Alpine vê evolução, mas lamenta ficar fora do Q3

A Alpine deixou a sessão de classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1 sem colocar nenhum carro no Q3, mas acredita que deu um passo à frente em relação ao desempenho apresentado na sexta-feira. Pierre Gasly ficou muito próximo do top 10, enquanto Franco Colapinto teve problemas em sua última tentativa e terminou mais atrás do que esperava.

Gasly garantiu o 11º lugar no grid de largada e afirmou que a equipe extraiu praticamente tudo o que o carro podia oferecer. Mesmo reconhecendo que a Racing Bulls mostrou um ritmo superior ao longo do fim de semana, o francês demonstrou confiança de que a Alpine poderá ser mais competitiva na corrida de domingo.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

“Nós realmente tentamos conseguir o melhor resultado hoje, mas eu sabia que seria apertado. Minha última volta no Q2 pareceu muito boa e, quando cruzei a linha, achei que seria suficiente para avançar, mas não foi”, afirmou Gasly. O piloto acrescentou que ficou satisfeito com a evolução do carro desde sexta-feira e acredita que a disputa direta será justamente contra a Racing Bulls: “Espero conseguir superar um deles na largada. Ontem, a degradação dos pneus parecia boa e, normalmente, damos um passo à frente aos domingos. Espero que estejamos em condições de marcar pontos”, disse ele.

Colapinto, por sua vez, encerrou a sessão em 16º, depois de não conseguir completar uma volta competitiva no Q2. O argentino explicou que o carro apresentou melhora em relação à sessão da manhã, mas continuou imprevisível quando levado ao limite, característica que acabou comprometendo sua tentativa decisiva.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team A526.
Foto: XPB Images

“Não foi o melhor resultado para nós, porque não conseguimos encaixar uma volta competitiva no Q2. Na minha última tentativa forcei mais na entrada da curva 1 para carregar mais velocidade, o carro escapou de forma brusca, saí da pista e precisei abortar a volta”, explicou. Apesar da frustração, Colapinto acredita que o carro costuma render melhor com mais combustível e espera avançar durante a corrida.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

O diretor esportivo da equipe francesa, Steve Nielsen, reconheceu que o resultado ficou abaixo do objetivo da equipe, que era colocar os dois carros entre os dez primeiros. Segundo ele, a Racing Bulls foi superior em ritmo de classificação, tornando o resultado compatível com o atual desempenho da Alpine no circuito austríaco.

Nielsen elogiou o esforço dos dois pilotos e destacou que a equipe ainda busca entender completamente o comportamento das novas peças introduzidas no carro: “Ainda estamos aprendendo sobre os novos componentes e tentando extrair o máximo deles. Vimos na sexta-feira e também em outras etapas que conseguimos ser mais competitivos na corrida, então esperamos avançar posições e lutar por pontos no GP”, completou.