A equipe Alpine encerrou o GP da Espanha de Fórmula 1 com sentimentos mistos. Enquanto Pierre Gasly conseguiu levar o carro ao oitavo lugar e marcar pontos importantes, Franco Colapinto enfrentou uma corrida difícil e terminou apenas em 15º.
Gasly destacou o esforço coletivo do time após uma sequência de corridas desafiadoras, especialmente na sequência de três provas consecutivas: “Foi um domingo mais complicado para nós, mas no fim das contas foi um bom resultado conquistar pontos hoje. Sabíamos que precisávamos reagir aqui em Barcelona, e conseguimos. A sessão de classificação foi muito boa, mas ainda temos dificuldades aos domingos. O Safety Car no final foi um alívio e a equipe fez um ótimo trabalho ao me dar a chance de trocar os pneus. Fizemos o melhor que podíamos”, concluiu.
Já Colapinto, que largou na parte de trás do grid, enfrentou uma corrida complicada para tentar progredir: “Foi uma tarde decepcionante e uma corrida difícil. Tivemos um ritmo melhor que no restante do fim de semana, o que é um ponto positivo, mas é muito difícil ultrapassar aqui. Os pneus sofreram muito no ar sujo. Ficou claro como a posição de largada é fundamental e sei que preciso evoluir nesse aspecto, especialmente em extrair o máximo do carro com pouco combustível”, acrescentou.
O consultor da Alpine, Flavio Briatore, reconheceu que a equipe ainda está aquém do esperado, mas valorizou os pontos conquistados por Gasly. “Saímos de Barcelona com alguns pontos, o que é positivo, considerando o final de semana difícil. Pierre fez uma corrida sólida e os estrategistas tomaram uma boa decisão ao aproveitarem o Safety Car para dar a ele pneus novos. Franco teve uma tarde complicada, largando de trás e sem o progresso que esperávamos. Agora é hora de reagruparmos e trabalharmos com afinco para sair dessa situação”, finalizou.
A equipe agora volta suas atenções para o Grande Prêmio do Canadá, onde espera corrigir suas fragilidades e buscar um desempenho mais consistente.