A sexta-feira de treinos livres do GP da Áustria de Fórmula 1, deixou a Alpine confiante de que poderá evoluir consideravelmente para a sessão de classificação no sábado. Com novas peças em ambos os carros, a equipe concentrou o trabalho na coleta de dados e acredita que ainda há margem para encontrar mais desempenho.
O primeiro dia de atividades em Spielberg, foi dedicado principalmente à avaliação do novo pacote de atualizações. Apesar das altas temperaturas representarem um desafio adicional, os pilotos e a equipe demonstraram otimismo de que os ajustes feitos durante a noite, poderão colocar os dois carros na disputa pelo top 10.
Pierre Gasly, 14º no TL1 e 11º no TL2, destacou que o calor dificultou o trabalho, mesmo com o teste do dispositivo de colete de resfriamento: “Hoje foi sobre coleta de dados, especialmente porque trouxemos algumas peças novas para o carro neste fim de semana. Parabéns e obrigado à equipe em Enstone e na pista por prepararem tudo a tempo. Agora temos muitos dados para analisar e ver como funciona e o que podemos fazer para melhorar ainda mais”, afirmou.
O francês acredita que a Alpine irá repetir a evolução mostrada em outras etapas entre sexta e sábado: “Definitivamente temos um pouco mais para encontrar durante a noite, o que estou confiante de que podemos fazer, dado nosso recente padrão de evolução entre sexta e sábado. Acho que estamos definitivamente nessa briga pelo top 10 junto com nossos concorrentes habituais. O objetivo é chegar ao Q3 amanhã e marcar pontos no domingo”, disse ele.
Franco Colapinto viveu um cenário diferente. O argentino foi oitavo no TL1, mas terminou o TL2 apenas na 16ª posição e afirmou que o comportamento do carro mudou ao longo do dia: “Foi um primeiro dia bastante complicado aqui na Áustria. O TL1 foi razoável, onde testamos as peças novas e fizemos algumas comparações. Eu diria que o carro parecia um pouco desconectado, então tentamos algumas mudanças de ajuste antes do TL2”, explicou.

Segundo Colapinto, a equipe ainda precisa entender o motivo da queda de rendimento na segunda sessão: “Temos muito o que analisar nos dados, pois não fez sentido para mim na segunda sessão. Sabemos onde nos saímos bem e onde precisamos melhorar, então o trabalho duro continuará durante a noite enquanto buscamos aproveitar ao máximo nosso pacote. Tenho certeza de que vamos encontrar mais ritmo até amanhã”, acrescentou.
O diretor esportivo da equipe, Steve Nielsen, classificou a sexta-feira como produtiva e ressaltou que o foco esteve na análise das novas peças. Segundo ele, o retorno inicial foi positivo, embora o circuito austríaco não seja o cenário ideal para avaliar definitivamente o pacote, expectativa que, em sua visão, deverá ser melhor atendida na próxima etapa, em Silverstone. Nielsen também afirmou que a equipe buscará colocar os dois carros no top 10 da classificação e destacou que, com os tanques cheios, o carro demonstrou competitividade, o que aumenta a confiança para lutar por pontos no domingo.
