Bruno Famin, Diretor Interino da Equipe Alpine, acalmou as preocupações levantadas sobre as regulamentações de Unidades de Potência de 2026 da Fórmula 1.
Preocupações das equipes de Fórmula 1 foram levantadas em meio a simulações que mostraram pilotos tendo que desacelerar repentinamente e reduzir marchas em retas devido à regeneração de bateria necessária.
O novo ciclo de regulamentações verá um aumento no poder elétrico, com uma divisão de 50:50 entre a saída elétrica e o motor de combustão interna. As regulamentações despertaram o interesse de vários fabricantes, com seis atualmente inscritos para a nova era do esporte, incluindo a chegada da Audi e o retorno da Honda.
A F1 respondeu às preocupações das equipes destacando que suas reclamações eram baseadas em dados desatualizados em relação às descobertas da própria FIA.
A F1 também terá novas regulamentações de chassi em 2026, que Famin acredita serem cruciais para o desempenho absoluto dos carros.
“Eu acho que todos compartilhamos a preocupação,” disse Famin à mídia. “Todos estamos trabalhando – Fórmula 1, FIA, equipes, fabricantes de Unidades de Potência – para encontrar a regulamentação final correta para os carros.
“Acredito que a gestão de energia, ainda podemos trabalhar nisso nos próximos meses. Não há pressa.
“O que eu tenho a dizer é que, agora que a regulamentação técnica da PU foi oficializada há bastante tempo, cerca de um ano e meio atrás, todos os fabricantes de PU estão trabalhando duro.
“Eles já fizeram escolhas muito importantes em termos do caminho que queremos seguir, a tecnologia que queremos desenvolver.
“Mudar agora não seria uma coisa boa. Claramente, não é aceitável.
“Mas estou convencido de que encontraremos uma maneira com a regulamentação técnica do chassi para fazer bons carros, um bom esporte.”