Fernando Alonso enfrentou um contratempo incomum durante o segundo treino livre para o GP do Bahrein de Fórmula 1 na sexta-feira. O volante de seu Aston Martin AMR25 se soltou ainda na pista, interrompendo sua participação em um momento importante da preparação.
O espanhol detalhou o que aconteceu durante a sessão, que foi especialmente importante por ocorrer em condições climáticas semelhantes às da sessão de classificação e da corrida. “O carro não estava funcionando e, em certo momento, eu não conseguia trocar as marchas. O painel estava desligado, então eu também não conseguia me comunicar com a equipe. E na última curva, o volante simplesmente saiu”, disse ele.
Após o incidente, a equipe substituiu a coluna de direção do carro. Apesar da rápida resposta dos mecânicos, Alonso perdeu um tempo valioso de pista, especialmente porque já havia cedido seu carro a Felipe Drugovich no TL1. “Foi um momento complicado, mas os mecânicos trocaram as peças rapidamente e tudo ficou bem. Agradeço a todos na garagem por resolverem isso com tanta agilidade”, acrescentou.
Mesmo com o carro reparado, Alonso fechou o TL2 apenas com o 15º tempo. Seu companheiro de equipe, Lance Stroll, terminou em 19º, o que reforça as preocupações da Aston Martin com o desempenho no traçado de Sakhir.
Sem marcar pontos nas primeiras etapas da temporada 2025, Alonso reconhece que este final de semana também será desafiador. “Acho que vai ser um fim de semana difícil. Infelizmente, parece que não temos ritmo. Antes de vir para cá, já tínhamos certa preocupação com as características do circuito do Bahrein em relação ao nosso carro. E hoje (sexta-feira) provavelmente confirmamos que não estamos competitivos”. Ainda assim, o bicampeão de F1 mantém a postura de luta: “Vamos tentar aprender o máximo, continuar pressionando e não vamos desistir. A corrida é longa no domingo”, finalizou o piloto espanhol.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.